Começou a safra de laranja no Paraná. Este ano, a produção deve ser 10% menor que a da safra passada. A geada em 2013 prejudicou a florada dos pomares, que devem produzir 8,4 milhões de caixas de laranja nas regiões de Paranavaí e Rolândia.

Soja

O plantio da próxima safra de soja ainda nem foi liberado e os operadores do produto no Porto de Paranaguá já começam a fechar os contratos para a exportação do grão, em 2015.

O que tem contribuído para essa negociação antecipada é o prêmio que vem sendo pago pela soja comercializada, devido aos bons índices de produtividade dos operadores do corredor de Exportação.  (Agência Paraná de Notícias)

Aves 

A indústria de aves do Brasil dependerá de um bom desempenho no segundo semestre para atingir suas projeções de crescimento para 2014., depois de um primeiro semestre marcado por um consumo mais moderado que o inicialmente previsto. (Reuters)

Safras 

Nesta semana, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou novo boletim de acompanhamento de safras. No caso da soja, em torno de 72% das lavouras estão em boas ou excelentes condições. O número está em linha com o divulgado pelo órgão na última semana.

Para o milho, o departamento agrícola americano reafirmou que cerca de 75% das lavouras do cereal estão em boas ou excelentes condições, mesmo índice divulgado na semana passada.

Esse cenário acaba sendo prejudicial aos sojicultores nacionais e do Estado. Com essa possibilidade de grande volume de produção da commodity no mercado internacional, a pressão é de baixa sobre os preços, com uma queda imediata entre 4% e 5%. (Notícias Agrícolas)

Trigo 

O clima úmido e quente é desfavorável para o desenvolvimento das lavouras de trigo. Algumas áreas apresentam problemas com doenças e aplicações de fungicidas estão sendo realizadas para evitar futuras perdas de produtividade.

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.