O candidato Ogier Buchi alega que a escolha do vice da candidata petista

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) e seu vice Haroldo Ferreira (PDT) respondem uma contestação de seus registros de candidaturas ao governo do Paraná.

Outros 26 concorrentes às eleições deste ano no Paraná também podem ter suas candidaturas caçadas. Leia aqui a matéria completa sobre o assunto.

O pedido de impugnação foi feito pelo PRP, partido do candidato Ogier Buchi, e alega que a reunião para a escolher o vice chapa da coligação petista ocorreu fora do prazo legal. A indicação de Haroldo Ferreira teria sido feita em 2 de julho.No pedido de impugnação, o partido defende que escolha deveria ter ocorrido até 30 de junho, prazo final para a realização das convenções partidárias.

Outros partidos e coligações também realizaram a escolha de seus vices e de legendas que finalizariam após a realização das convenções, deixando essas decisões finais nas mãos de uma Comissão Executiva. Essas decisões só ocorreram às vésperas de encerrar o prazo, no dia 5 de julho, para o registro das candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão existe uma lacuna na legislação que não veda esta prática e que o caso é inédito no Estado. As regras das convenções e escolhas de candidaturas estão estabelecidas nos artigos 8 e 11 da Lei 9.504/97.

O pedido de impugnação de Gleisi deve ser facilmente derrubado, na opinião da assessoria jurídica de campanha da candidata. Os advogados embasam a defesa em decisões semelhantes já ocorridas em outros tribunais eleitorais em pleitos anteriores e alegam que é uma prática corriqueira das eleições fechar os nomes dos candidatos após a realização das convenções.

A Justiça Eleitoral irá decidir até o dia 5 de agosto sobre os pedidos de impugnação dos candidatos no Paraná. Antes os candidatos terão prazo para apresentar suas defesas e os autores dos pedidos podem fazer suas argumentações finais.

Entre os pedidos de impugnações também estão os dos candidatos à reeleição  na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais Bernardo Ribas Carli (PSDB), Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Enio Verri (PT).

O vereador de Curitiba Prof. Galdino (PSDB) também teve a candidatura à deputado estadual contestada. Ainda estão na lista os ex-prefeitos José Baka Filho, de Paranaguá, candidato a deputado federal pelo PDT e Hussein Bakri , de União da Vitória, que concorre para deputado estadual.

Leia, comente e compartilhe as notícias de política nas redes sociais usando a hashtag #RICeleições2014.

Clique aqui para ler todo o conteúdo da cobertura eleitoral do RIC Mais.