A produção de borracha natural pode ser uma opção de renda para as propriedades rurais da região noroeste do Paraná. Nos últimos anos, o governo do Estado anunciou seu interesse em estimular o cultivo para atender a demanda da companhia japonesa Sumitomo, fabricante de pneus que acaba de ser inaugurada na região metropolitana de Curitiba.
De acordo com a Seab, será fomentado o plantio de 36,4 mil hectares de seringueiras em um prazo de até 18 anos. Atualmente o Paraná possui menos de 1 mil hectares com essa cultura.
Além do aspecto econômico, a atividade é importante também por preservar o meio ambiente, evitando o processo erosivo, podendo compor a reserva legal. Para incentivar o plantio, vai ser realizado no dia 24, em Cianorte, dia de campo sobre plantio de seringueira. Para participar o produtor pode procurar a Seab/ Emater e a Cocamar.
Vila Velha
Terminaram domingo (2) as comemorações dos 60 anos do Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa. Vários eventos foram realizados nos últimos cinco dias, entre eles o lançamento do selo comemorativo aos 60 anos do Parque.
IAP
Treze escritórios regionais do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) receberam novas embarcações para atuar na fiscalização ambiental dos rios e mar territorial do estado, para coibir a pesca e caça predatórias.
Maçã
As macieiras em Palmas estão em plena florada. Devido a neve acorrida tardiamente, a florada segue desuniforme. O município de Palmas é maior produtor de maçã do Paraná, possuí área de aproximadamente 450 hectares.
A produção de maçã para esta safra deve ficar entre 13.000 e 15.000 ton da fruta. A colheita começa em janeiro, para cultivares mais precoces, e segue até abril para as cultivares mais tardias.
Campos Gerais
Nos Campos Gerais, as culturas de batata e cebola estão em desenvolvimento normal, com previsão para início das colheitas na primeira quinzena de novembro.
Soja
Segundo o levantamento semanal de plantio e colheita divulgado pela Secretaria de Agricultura, já foram semeados no Paraná 34% da área estimada de soja para a safra 2013/14.
O número é 4% superior ao da média semeada nas últimas 3 safras no mesmo período. Esse cenário é justificado pelas melhores condições climáticas na atual safra. Em anos anteriores, a estiagem prejudicou o início do plantio da soja.
Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.