Depois de três anos paralisado, o governo do Paraná retomou o programa Fundo de Aval. Criado para ajudar pequenos agricultores a comprar máquinas e implementos para modernizar as propriedades, a iniciativa teve que ser paralisada em função da inadimplência acumulada que hoje chega a 12 milhões de reais.
Agronegócio
A força do agronegócio vai fazer o setor responder por um terço do crescimento do PIB em 2013. O campo tem tudo para se firmar, em ano de supersafra, como o principal responsável pelo avanço da economia em meio à inflação e juros altos. Nas projeções da MB Associados, a atividade do país deve avançar 2,3%, sendo que 0,7 ponto percentual será creditado na conta das colheitas recordes. (Correio Brasiliense)
Soja
A proibição do plantio da soja entre 15 de julho e 15 de setembro, o chamado vazio sanitário, ajuda a melhorar a competitividade da cultura, além de garantir a sanidade da lavoura no Paraná. Os benefícios para o produtor que adota a medida vão da redução no custo com fungicidas ao ganho de produtividade e melhor qualidade do grão. (CNA)
Conscientização
A Secretaria da Agricultura firmou parceria com frentes da agropecuária paranaense para a realização de uma campanha de conscientização e capacitação de técnicos e produtores em relação ao Manejo Integrado de Solos e Águas, Pragas, Doenças e Tecnologia de Aplicação na cadeia produtiva de grãos.
A iniciativa tem como parceiros a Faep, Fetaep e o Sistema Ocepar. O objetivo é de intensificar as ações de manejo integrado em todo o Estado com a unificação de conhecimento e estratégias. (Governo do Paraná)
Safra de verão
O secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, deve anunciar nessa sexta-feira (06) a primeira estimativa da safra verão 2013/2014 para todo o Estado. Além das culturas de milho e feijão, a principal expectativa é em relação às previsões da safra de soja, principalmente diante das reduções de plantio anunciadas pelos Estados Unidos, o maior produtor mundial da oleaginosa.
Coopavel
A Coopavel anunciou essa semana que nos próximos cinco anos pretende expandir a produção de trigo e também das carnes suína e de frango em toda a região oeste do Estado. Para esse ano a cooperativa projeta um faturamento de um bilhão e seiscentos mil reais, 15% a mais comparado com o ano passado, um aumento impulsionado, justamente, pelos grãos e pelas carnes.
Milho
Em Francisco Beltrão, a colheita do milho safrinha foi finalizada. Embora a safra tenha atingido a média esperada em quantidade, o cereal apresentou uma qualidade inferior, com alto teor de grãos ardidos e brotados. A expectativa é de que na região seja intensificado o plantio da safra de verão.
Expoleite
Começa nesta quinta-feira (05), a 41ª edição da Expoleite em Arapoti. Entre sexta-feira (06) e sábado (07), o evento deve reunir mais de duas mil pessoas, entre expositores e visitantes. A feira é uma das mais importantes da região dos Campos Gerais. O foco é a comercialização do gado holandês.
Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.