Iapar ensina como triplicar produção de leite

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promove nesta quinta-feira (19) dia de campo sobre leite em sua unidade de pesquisas de Pato Branco (Sudoeste do Estado). O evento deve reunir 100 produtores rurais, técnicos e estudantes. Serão discutidas estratégias de alimentação na pecuária de leite, viabilidade de irrigação na produção de forragens e manejo do pasto.Segundo o pesquisador André Luis Silveira, o principal objetivo é mostrar ao produtor rural que é possível triplicar a produção de leite na região, com as tecnologias existentes. “Dá pra passar dos atuais sete litros em média por vaca por dia para 20, sem modificar material genético, só ajustando a alimentação”, explica Silveira.Ele informa que não são necessárias mudanças de insumos, que geralmente custam caro, mas apenas remanejamento de recursos. “O produtor que planta grãos, como milho e soja, poderia aproveitar o que já produz para fornecer alimentação mais balanceada e mais barata aos animais”, exemplifica Silveira.

O pesquisador lembra que, há menos de um mês, nas comemorações do aniversário de 40 anos, o Iapar lançou um livro com recomendações técnicas para o produtor. A publicação “Qualidade do leite na região sudoeste do Paraná” reúne resultados do estudo conduzido no local. O livro é distribuído gratuitamente. Quem quiser recebê-lo em casa paga apenas o custo do envio postal, de R$ 6, ou pode retirá-lo, sem custos, no Iapar.

O dia de campo terá palestras e uma parte prática no final da tarde. O evento é uma realização do Iapar em parceria com a Prefeitura de Pato Branco, Emater e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço

O quê:dia de campo sobre leite

Quando: 19 de julho (quinta-feira)

Onde: Estação Experimental do Iapar em Pato Branco (BR 158, km 497- Bairro Bom Retiro)

Horário:das 8h30 às 16h

18 jul 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando