Incêndio causado por patinete elétrico dá alerta para manutenção de equipamentos

Publicado em 15 jul 2021, às 09h00. Atualizado às 09h07.

Nesta semana houve um incêndio no Centro de Cascavel. O principal motivo apontado como a causa do início das chamas, seria um patinete elétrico, a informação foi confirmada. Isso demonstra um pouco da fragilidade e o cuidado necessário no manuseio e manutenção desses equipamentos.

Enquanto o combustível fica mais caro, alternativas para se locomover pagando menos ganham espaço. Entre as opções de transportes que se encaixam neste quesito está o patinete elétrico.

O custo para manter um equipamento como este é de dois centavos por quilômetro rodado, o valor é baseado no consumo de energia, utilizada para carregar o patinete. Economia para quem precisa de transporte todos os dias. 

E não é a única vantagem. É prático, ágil e não polui o meio ambiente, isto tem feito aumentar a quantidade destes equipamentos nas ruas. Em lojas especializadas, do ano passado pra cá, as vendas subiram em cerca de 30 por cento. Crescimento que gera preocupação. por ser eletrônico, exige cuidado. qualquer falha pode ser perigosa. Foi o que aconteceu com o Mor Seck. Ele deixou o patinete carregando e saiu de casa, quando voltou. 

“Eu cheguei lá não tinha mais nada, perdi tudo. Queimou tudo sobrou só a geladeira, o resto tudo pegou fogo.”

Mor Seck – ajudante de pedreiro 

A bateria do patinete explodiu e deu início a um incêndio. o fogo atingiu um colchão e os móveis que estavam perto. Mor Seck tinha o equipamento há mais de dois anos. nos últimos dias parou de funcionar. ele tinha recém voltado do conserto. 

É a primeira vez que um patinete elétrico causa um incêndio em Cascavel. Já com outros eletrônicos é mais comum. Os cuidados devem ser os mesmos. 

“ A orientação principal é comprar produtos de procedência, e realizar a manutenção do equipamento e da rede elétrica da residência”

Mariana Lorenzi – Tenente Corpo de Bombeiros

De acordo com o gerente Jonas Matheus, gerente de uma loja especializada, o ideal é que a manutenção seja feita a cada três meses para garantir o bom funcionamento e a segurança com o uso do patinete. 

“Como o sistema é elétrico, algum componente pode acabar se soltando e causando curto-circuito”

Jonas Matheus – gerente loja de patinete