Com o objetivo de agilizar a reforma agrária e reduzir os conflitos por terras no Paraná, o Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, lançou recentemente um edital para a compra de propriedades particulares que serão destinadas para a reforma agrária. A prioridade deste edital é atender as regiões Norte Pioneiro, Paraná Centro e Vale do Ribeira.
Até o dia 31 de dezembro de 2014, produtores interessados em comercializar as suas áreas poderão entrar em contato com o Incra. De acordo com dirigentes do Incra, o objetivo inicial é assentar duas mil famílias que estão em diversos acampamentos espalhados pelo Estado.
Ao todo, o Paraná possui seis mil famílias que aguardam a reforma agrária. Se contar com a demanda não organizada, o que inclui membros do MST, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o número de famílias que estão em busca de terra pode chegar a 70 mil no Estado.
Ao longo de novembro, os preços nos mercados doméstico e externo de café vêm registrando fortes oscilações. O principal motivo continua sendo as incertezas com relação ao tamanho da próxima safra brasileira (2015/16), que está sendo prejudicada pelo clima.
A Embrapa apresentou um repelente e biocida natural contra a lagarta-do-cartucho, que é uma das principais pragas enfrentadas pelos produtores de milho, comprometendo 40% da produção brasileira. Trata-se do óleo essencial extraído da planta conhecida como pimenta-de-macaco, que possui 54 substâncias químicas naturais.
O fenômeno El Niño provoca mudanças em variáveis ambientais, tais como temperatura e precipitação, que possuem efeito direto sobre a produtividade e também prevalência e severidade das doenças. Desta maneira, o produtor precisa estar atento às condições ambientais para não ser surpreendido como, por exemplo, pela entrada de uma determinada doença antes do que seria normalmente esperado.