Iniciativa privada assume Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa

por Gabriel Azevedo
com informações da AEN
Publicado em 20 fev 2020, às 00h00.

A empresa Eco Parques do Brasil S/A assumiu a gestão de áreas do Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, nesta quarta-feira (19). O prazo de exploração é de trinta anos. A gestão ambiental seguirá de responsabilidade do governo estadual.

A empresa ofereceu repasse de 15,2% da receita bruta operacional aos cofres públicos em troca da exploração comercial. O investimento na estrutura deve ser de mais de R$ 15 milhões.

A licitação foi precedida de roadshows (exposições itinerantes), estudo de viabilidade econômica e ambiental, audiências públicas e uma consulta pública online.

O plano de trabalho da Eco Parques indica implementação de atividades, além de novas estruturas aos visitantes como lanchonete, centro interativo e loja de conveniência.

A partir da assinatura do contrato, a empresa terá 30 dias para apresentar planos operacionais. Com a aprovação do IAT, nos próximos 60 dias, em gestão compartilhada, começa a transição. Depois de 90 dias a administração dos espaços concedidos passa para a empresa. Confira AQUI as etapas do processo de concessão.

O Parque Estadual de Vila Velha foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966, tem mais de três mil hectares, vinte quilômetros de trilhas e diversas atrações, entre elas os Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada.

Investimentos

Depois da aprovação da lei estadual que autoriza a exploração de áreas comuns dos parques pela iniciativa privada, outras estruturas estaduais passam por processos de concessão ou estudo. A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo tem planejadas parcerias similares no Parque Guartelá, na região dos Campos Gerais, no Parque Estadual do Monge, na Lapa, e na Ilha das Cobras, no Litoral.

O Instituto Água e Terra deve lançar em abril os editais do Parque Estadual do Monge.