O Programa Inglês sem Fronteiras, do Governo Federal, abre 6.045 vagas para cursos presenciais de língua inglesa. As inscrições devem ser feitas apenas pela internet, no site da instituição (clique aqui), entre os dias 2 e 11 de setembro. Lembrando que o prazo começa exatamente às 12h do dia 2, encerrando pontualmente às 12h do dia 11.

As aulas serão ministradas em universidades federais credenciadas como núcleos de línguas. Os estudantes aptos a participar do Programa Ciências sem Fronteiras terão prioridade nas vagas.

A inscrição será confirmada por e-mail a partir do dia 18 de setembro e as aulas já se iniciam no dia 22. São quatro aulas com duração de uma hora, distribuídas em pelo menos dois encontros semanais, em locais e horários definidos pela universidade credenciada. Não há cobrança de taxa de inscrição, mas o candidato classificado deverá adquirir o material didático.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o cancelamento. A classificação no processo seletivo será feita com base na última alteração realizada.

De acordo com edital publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União, podem se inscrever no processo seletivo estudantes que atendam cumulativamente aos seguintes critérios: ser aluno de graduação, mestrado ou doutorado, com matrículas ativas nas universidades federais credenciadas como Núcleo de Línguas (NucLi); participantes e ativos no curso My English Online, cujas inscrições tenham sido validadas com até 48 horas de antecedência à inscrição no NucLi; e alunos que tenham concluído até 90% do total de créditos da carga horária de seu curso.

Para efeito de classificação, terão prioridade os candidatos que sejam alunos de graduação de cursos elegíveis ao Programa Ciência sem Fronteiras, que tenham concluído até 80% da carga horária total do curso, que tenham feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 com média igual ou superior a 600 pontos, incluindo a redação. Outros critérios de prioridade são o maior índice de rendimento acadêmico e ser bolsista ou ex-bolsista do Programa Jovens Talentos para a Ciência de qualquer curso de graduação.

O Programa Inglês sem Fronteiras tem o objetivo de melhorar a proficiência dos estudantes brasileiros na língua.