Os produtores de tomate do Estado estão desanimados com a safra. Primeiro foi o clima, que derrubou a produção, agora é o ataque de lagartas que está causando prejuízo, principalmente na região dos Campos Gerais.

Fungicidas

Na região de Cianorte, as pragas estão controladas e já se inicia a segunda aplicação de inseticidas, com uso de fisiológicos na soja.

Também começa o uso de fungicidas visando fungos como antracnose, e ainda sem comprovação cientifica no combate a ferrugem.

Soja

A venda antecipada de soja do ciclo 2013/14 chegou a 20% na semana passada no Paraná. Apesar do volume negociado ser 15% inferior no comparativo com o mesmo período do ano passado, o comércio antecipado do grão é bom.

Segundo avalia Marcelo Garrido, economista do (Deral), da Secretaria da Agricultura,  no ano passado, a venda foi mais intensa devido a alta no  preço da commodity,  que estimulou  a comercialização.

Erva-mate

A erva-mate, tradicional em alguns municípios do Estado, segue valorizada, com preço pago pela indústria em torno de R$18,00 e R$20,00 a arroba, o que é considerado bom. Os produtores estão aproveitando e  comercializando tudo o que colhem. A safra vai de novembro a janeiro.

Mandioca 

No Estado, a colheita de mandioca está sendo realizada normalmente. As chuvas na segunda quinzena do mês contribuíram  para facilitar o arranquio.

Seguro rural 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fixou o percentual de subvenção ao prêmio do seguro rural para as culturas de inverno, a partir da safra 2014.

Serão os seguintes: 70% para o trigo; 60% para o milho safrinha e demais culturas de inverno (aveia, canola, cevada, centeio, triticale).

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.