Leonardo Petrelli, presidente do Grupo RIC, recebe homenagem como uma das 'Vozes do Paraná'
Reconhecido como uma das vozes mais importantes do Paraná, o presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli, foi o orador oficial da solenidade de lançamento do volume 12 da coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, ocorrida nesta quarta-feira (10), no Palácio Garibaldi, em Curitiba (PR). A obra, de autoria do jornalista, professor e escritor Aroldo Murá, corresponde à edição de 2020, adiada em razão da pandemia da Covid-19.
Editado pelas editoras Bonijuris, Esplendor e Alma Mater, o livro prossegue sua carreira de retratar – em breves perfis – homens e mulheres que fazem a história do Paraná de hoje. Na mesma cerimônia foram entregues os diplomas de Grandes Porta-Vozes do Paraná a 17 personalidades às quais o Instituto Ciência e Fé de Curitiba e a Editora Alma Mater atribuem papel singular na vida paranaense, por suas contribuições em diversos campos de atividade.
Fundador e líder do maior conglomerado multiplataforma de comunicação do Paraná, o empresário fez o pronunciamento em nome de todos os homenageados da noite. Ao agradecer pela distinção, fez questão de destacar que a grande homenagem da noite era devida justamente ao jornalista Aroldo Murá. “Idealizador deste projeto tão significativo, o professor Aroldo Murá cumpre seu papel nato de forma quase que artesanal. E me atrevo a compará-lo a um artesão da informação, do conhecimento, do resgate histórico. Juntamente com sua equipe, realiza um levantamento preciso de informações, entrevistas, estuda e edita de maneira louvável as histórias das personalidades que são e que dão voz ao Paraná.”
Ao registrar que 255 personagens já foram perfilados dentro do projeto desde 2008, Petrelli falou de seu orgulho, como verdadeiro entusiasta da comunicação e do “viver o Paraná”, de integrar o time de personalidades que são reconhecidamente vozes da cultura, da economia e da política do estado. Disse ainda tratar-se de um evento carregado de emoções. “De forma ainda mais saudosa, estou tendo a honra de receber a mesma homenagem que meu pai, o fundador do Grupo RIC, Mário Petrelli, recebeu em 2008, em sua primeira edição.”
Para o empresário, os 12 volumes de “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses” permitem uma viagem de conhecimento e detalhes sobre a vida, a história, a trajetória de paranaenses que marcaram e continuam marcando a memória do Paraná. “É um trabalho minucioso de resgate histórico que fica como legado para esta e para as futuras gerações de paranaenses. A obra permite que cada indivíduo, cada cidadão perfilado também passe a ser fonte de consulta para quem busca conhecer a história do nosso estado.”
Além da importância histórica e cultural para o estado, a coleção tem um forte viés social, com parte da renda sendo revertida ao Instituto Ciência e Fé, ressaltou. “Fica meu convite para que possamos contribuir de forma generosa, com a compra dos livros nesta nobre ação.” As encomendas do livro podem ser feitas pelo (41) 9 9667-8067.
Personagens do volume 12
A edição do volume 12, de autoria de Aroldo Murá, com apoio de Jubal Dohms, André Nunes e Maí Nascimento – tem os seguintes personagens:
- Dino Almeida (homenageado, in memoriam);
- Fundação MUDES (perfil institucional);
- Guto Silva, chefe da Casa Civil do Governo do Paraná;
- Ilana Lerner, jornalista, diretora da Biblioteca Pública do Paraná;
- Jubal Dohms, professor de Budismo, futuro monge budista
- Julio Cezar Rodrigues, editor e fundador da revista Panorama do Turismo;
- Julio Militão, advogado criminalista;
- Leonardo Petrelli, empresário, CEO do Grupo RIC;
- Marden Machado, jornalista, autor de livros sobre cultura cinematográfica;
- Michel Micheleto (in memoriam), foi presidente da AERP e diretor da Rádio Banda B;
- Newton Bonin, empresário e empreendedor social;
- Newton Stadler de Souza, médico cardiologista;
- Rosana Andriguetto, desembargadora;
Os “grandes porta-vozes”
Também foram homenageados os “Grandes Porta-Vozes do Paraná”, em nome dos quais falou o empresário Francisco Simeão, incansável empreendedor, típico exemplo de um Paraná que cuida do seu presente e encara o futuro sob as novas e instigantes propostas tecnológicas. O empresário Newton Bonin, da área de cosméticos, também apresentou um “speech” pelo evento. São eles:
- Adonai Arruda, empresário, liderança internacional na área de higiene;
- Antonio Felipe Wouk, PhD em Veterinária, educador de expressão nacional; fundador do Curso de Veterinária da PUCPR; foi do Conselho Curador da UFPR;
- Des. Xisto Pereira, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná; notória liderança do mundo judiciário, especialmente por seu saber jurídico;
- Edmilson Fabbri, cirurgião geral e escritor;
- Eleidi Freire-Maia, doutora em Genética, professora aposentada da UFPR, PhD; diretora do Instituto Ciência e Fé de Curitiba;
- Flavio Arns, senador da República, educador, doutor em Linguística;
- Francisco Simeão Rodrigues Neto, empresário e filântropo;
- Francisco Zardo, advogado, Mestre em Direito;
- Helio Puglielli, educador, jornalista, ex-diretor de Departamentos da UFPR;
- Helio Rotenberg, engenheiro, presidente da Positivo Tecnologia;
- Jubal Dohms, designer gráfico, editor de revistas e livros, professor de Budismo, futuro monge budista;
- Leonaldo Paranhos, prefeito de Cascavel;
- Lincoln Fedato, engenheiro civil, empresário, estudioso do Kardecismo;
- Luiz Bonacin, empresário e filantropo;
- Marcos Domakoski, engenheiro, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná, presidente da Fundação Copel;
- Pedro de Paula Filho, empreendedor social, presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR;
- Renato Adur, ex-deputado estadual, empresário e “senhor das ilhas do Paraná”, vitinicultor.
Sobre o Grupo RIC
Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo RIC é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por 4 emissoras de TV afiliadas à Rede Record – RIC Record TV Curitiba, RIC Record TV Maringá, RIC Record TV Londrina e RIC Record TV Oeste -, as rádios Jovem Pan Curitiba, Jovem Pan Ponta Grossa e Jovem Pan Cascavel, a RIC FM Curitiba, a Igapó FM e a Folha FM Londrina, o portal RIC Mais, a plataforma TOPVIEW, a Spark, plataforma de influenciadores digitais do Grupo, e o Instituto RIC de Atitude Social.