Sede foi inaugurada por ele em 2 de fevereiro de 2007, durante seu segundo mandato como presidente da república
A sala em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá pena fica dentro do prédio da superintendência da Polícia Federal no Paraná, no Bairro Santa Cândida, em Curitiba, inaugurada por ele em 2 de fevereiro de 2007, durante seu segundo mandato como presidente da república.
Lula foi condenado pela Justiça Federal do Paraná a 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso envolvendo o triplex no Guarujá, no litoral paulista, na Operação Lava Jato.
Lula ficará em uma sala com 15 metros quadrados, com banheiro privativo que foi especialmente transformada para recebê-lo. Antigamente o local era utilizado por agentes que participavam de missões especiais na cidade.
A sala fica no último andar do prédio e possui janelas para a parte interna. O local fica distante da carceragem onde outros presos condenados na Lava Jato estão presos. Lula terá direito a duas horas de sol por dia e não terá contato com outros presos durante o período.
O local atende as determinações do juiz federal Sérgio Moro que ordenou, em despacho, uma “sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior” e que não traga risco à integridade física do ex-presidente.
Sala
A sala possui uma cama, uma mesa e um banheiro privativo. O local ainda tem uma antessala para ele poder conversar com os advogados. No mesmo andar, fica o setor de inteligência da Polícia Federal e é uma área pouco movimentada.
Leia também:
- Prisão de Lula: siga os principais acontecimentos do dia
- STJ nega habeas corpus de Lula
- Miss é acusada de sequestro de empresário