Desembargador de tribunal de Brasília (DF) adiou interrogatório de ex-presidente, que estava marcado para a próxima terça (20), a pedido de defesa
*Do R7
O depoimento do ex-presidente Lula foi suspenso pelo TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), em Brasília, nesta quinta-feira (15). O interrogatório estava marcado para terça-feira (20). Essa é a segunda vez que a audiência é adiada.
A decisão é do desembargador federal relator Néviton Guedes e atende o pedido da defesa de Lula, do filho do petista Luís Cláudio Lula da Silva, e do lobista Mauro Marcondes Machado.
Depoimento adiado
Para Guedes, o interrogatório não deve acontecer até que o tribunal avalie um habeas corpus da defesa de Lula, que pede para que os depoimentos só ocorram após todas as testemunhas arroladas pela defesa sejam ouvidas.
O desembargador informa que o mérito do HC será julgado justamente no dia 20 de fevereiro e que a remarcação do interrogatório vai evitar eventuais prejuízos ao direito de defesa e garantirá o andamento do processo a que Lula responde, “não implicando qualquer prejuízo”.
Lula na Operação Zelotes
Eles seriam ouvidos no processo da Operação Zelotes sobre a compra de 36 caças suecos e aprovação de uma medida provisória com incentivos fiscais a montadoras.
O depoimento da lobista Cristina Mautoni, que estava previsto para o mesmo dia, também foi suspenso. Uma nova data ainda não foi marcada.
Os réus negam ter cometido os crimes.
Leia também:
- Supremo homologa última ação sobre acordo entre bancos e poupadores
- Cármen Lúcia mantém suspensão da posse de Cristiane Brasil como ministra
- Fux diz que TSE será irredutível na aplicação da Lei da Ficha Limpa