Maior contrabandista de cigarros do Brasil está preso em Curitiba

por Gabriel Azevedo
reportagem RIC Record TV, Curitiba
Publicado em 28 jan 2020, às 00h00.

Já está preso em Curitiba o maior contrabandista de cigarros do país. Ele foi detido no Paraguai e extraditado ao Brasil na noite sexta-feira (24). 

Luiz Henrique Boscatto foi entregue pelas autoridades paraguaias para Polícia Federal brasileira na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

Ele foi transferido para à sede da PF na capital paranaense, onde aguarda decisão da Justiça sobre o local em que vai começar a cumprir a pena de 36 anos de prisão por comandar uma quadrilha de contrabando de cigarros e outros produtos.

Ele fugiu para o Paraguai e só foi preso em março do ano passado no aeroporto de Assunção. Desde então, aguardava o processo de extradição para o Brasil, que foi concluído neste fim da semana passada. 

O preso também atuava na lavagem de dinheiro. Segundo a polícia, ele era parceiro de Dario Messer, considerado o maior doleiro do brasil preso pela Lava Jato. Existe a suspeita que o contrabandista também ajudou empreiteiras a distribuir propinas, principalmente nos esquemas de corrupção do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Messer é considerado peça-chave no esquema de corrupção e propina de Cabral e foi preso em julho do ano passado.

O ministro da justiça e segurança pública Sergio Moro comemorou a extradição do contrabandista.