Parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai levar conhecimento sobre tecnologia digital para dois mil alunos de escolas de Curitiba. O Curso de Qualificação em Tecnologia Digital“Aluno Integrado” começa em agosto, na modalidade à distância, depois do primeiro encontro presencial.
O curso é coordenado pelo Setor de Ensino Profissional e Tecnológico da UFPR em parceria com a Diretoria de Tecnologia Educacional e Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação. Nesta quinta-feira (27), no Centro Politécnico, professores da UFPR repassaram informações sobre os cursos para diretores e representantes das escolas estaduais que participarão do projeto.
Cabe a cada escola apresentar o programa aos alunos, que poderão se inscrever para as aulas a partir da semana que vem. O curso complementa o currículo dos alunos, que poderão ajudar os professores a preparar as aulas no laboratório e usar melhor os equipamentos.
Ao todo serão 2.400 vagas oferecidas, 10 a 25 para cada escola participante. As aulas serão na modalidade à distância e podem participar alunos e professores do 1.º e 2.º anos do ensino médio. A carga horária é do curso é de 136 horas, quatro meses. Está previsto um encontro presencial de 16 horas para informações iniciais aos alunos. O objetivo do curso é qualificar os alunos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITC).
Serão selecionados 78 professores da rede estadual para dar o curso à distância. As inscrições para os docentes estão abertas até quarta-feira (3) e podem ser feitas somente pela internet clicando aqui.
A seleção dos candidatos será feita pela coordenação do curso, na segunda quinzena de julho. O curso de qualificação em tecnologia digital “Aluno Integrado” é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo integrado) da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC).
A lista das escolas e a distribuição de vagas podem ser acessadas clicando aqui.