De acordo com estimativas da Polícia Militar, 60 mil pessoas participaram do ato em Curitiba

Milhares de manifestantes se concentraram em várias capitais do Brasil neste domingo (16) para o protesto nacional contra o governo da presidente Dilma Rousseff. O ato aconteceu em pelo menos 13 Estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Militantes do PT fazem guarda simbólica do Instituto Lula

Em Curitiba, a manifestação começou por volta das 14 horas. De acordo com informações da Polícia Militar, mais de 60 mil pessoas participaram do ato na capital. A corporação anunciou um reforço na segurança em 18 cidades do Paraná durante os protestos deste domingo. A Guarda Municipal também aumentou o efetivo nos locais de maior movimento.

Segundo a PM, o ato foi pacífico em Curitiba. Houve apenas um registro de tumulto, quando duas pessoas foram agredidas por usarem camisetas vermelhas durante a manifestação. Elas tiveram escoriações leves e foram retiradas do local pelos policiais. No protesto do dia 15 de março, 80 mil pessoas participaram do ato na capital. No mês seguinte, em abril, esse número caiu para 40 mil pessoas.

Em Brasília, onde o ato estava marcado para começar às 9h30, os manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios. 25 mil pessoas participaram do protesto, segundo a PM e 55 mil de acordo com os organizadores.

Em São Paulo, um grande número de pessoas já circulava pela Avenida Paulista no começo da tarde deste domingo. Diferentemente dos outros protestos, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que não divulgará o número de manifestantes que participarão do ato.

No Rio de Janeiro, milhares de pessoas se concentraram na Avenida Atlântica, em Copacabana (zona sul), na altura do posto 5. Há carros de som na orla e os organizadores gritam palavras de ordem, como “fora PT”. A PM não divulgou o número de manifestantes que participaram do ato.

Milhares de pessoas participaram do protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff em Porto Alegre. A concentração começou às 14h, ocorre no Parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão. Há pouco, o MBL estimou o número de presentes em 30 mil. A Brigada Militar estima 20 mil.