A equipe de reportagem do RIC Mais fez um levantamento exclusivo das vagas de emprego disponíveis em todo o Paraná. Do litoral ao oeste do estado, são mais de 20 mil vagas de emprego. Confira os números, siga as dicas do RIC Mais Emprego e boa sorte!

AGÊNCIAS DO TRABALHADOR: mais de 17 mil vagas
CONCURSOS PÚBLICOS ESTADUAIS: cerca de 270 vagas
CONCURSOS PÚBLICOS FEDERAIS: mais de 4.000 vagas
TOTAL DE VAGAS PARA OS PARANAENSES: mais de 20 mil

Entre os empregos disponíveis através das Agências do Trabalhador, ligadas ao Governo do Estado, são:

– Mais de 9.000 na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral
– Cerca de 1.400 nas regiões Central e Sul do Estado
– Mais de 2.600 nas regiões Norte Central e Pioneiro
– Mais de 1.600 na região Noroeste
– Cerca de 2.400 na região Oeste
– Mais de 300 na região Sudoeste

A grande maioria das vagas é para os setores da Indústria, Comécio, Serviços e Construção Civil.

Se você quer saber mais detalhes das oportunidades abertas, vá até a Agência do Trabalhador de sua cidade ou região ou entre no site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária para ver a lista de vagas disponíveis.

Confira as vagas na região de Maringá

Empregos Criados

Em abril, o Paraná foi o Estado da região Sul e o terceiro do país que mais criou empregos em abril. Foram 18.937 empregos com carteira assinada, o equivalente ao crescimento de 0,72% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior, segundo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

O estado ficou atrás apenas de São Paulo, que criou 80.227 vagas, e de Minas Gerais, com 23.523 postos de trabalho. Santa Catarina criou 10.273 novas vagas e o Rio Grande do Sul registrou 10.084 novas oportunidades de emprego.

Confira as vagas na região de Londrina

Setores

Os setores que mais geraram empregos no Paraná em abril foram a Indústria de Transformação, com 6.656 postos de trabalho, Serviços, com 4.773 vagas, Comércio, com 3.665 postos, Construção Civil, com 2034 vagas, e o setor Agropecuário, com a criação de 1.549 empregos. A maior parte das novas vagas foi criada no Interior do Estado – 14.145 empregos. Já a Região Metropolitana de Curitiba registrou acréscimo de 4.792 empregos formais em relação ao mês anterior, um aumento de 0,45%.
Os municípios que mais criaram postos de trabalho foram Curitiba, com a geração de 3.938 vagas, Maringá com 1.328 novos postos de trabalho, Londrina com 677 empregos, Umuarama, com 592 vagas, e Toledo, com 515 empregos.

Estimativa positiva da indústria

A estimativa é que a indústria paranaense crie 161 mil novos empregos entre este ano e 2015, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o levantamento, os setores de alimentos e bebidas, construção, veículos automotores, máquinas e equipamentos, móveis, madeira, celulose e papel, metais, borracha e plástico, e minerais não metálicos são os que mais vão empregar – em ordem de importância.

Também conforme a estimativa da Confederação Nacional da Indústria, cerca de 50 mil dessas vagas serão abertas ainda em 2013. Assim, a indústria paranaense que gera, atualmente, mais de 820 mil empregos, deve aumentar em 19,5% até 2015, segundo o governo estadual.

As oportunidades estão divididas em 124 mil para nível básico, que incluiu alimentadores de linhas de produção, trabalhadores da construção civil, açougueiro de abatedouros e motoristas; 23,3 mil  para técnico, como operadores de máquinas para o setor de vestuário, operadores de máquinas, mecânicos e padeiro; e 3,7 mil vagas de ensino superior para analistas de sistemas, engenheiros civis, de produção, eletricistas e mecânicos.

O estudo também apontou os locais onde a demanda do setor será maior por mão de obra qualificada nos próximos três anos. A Região de Curitiba aparece em primeiro lugar na lista, seguida por Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Toledo, Apucarana, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Francisco Beltrão.

Fontes: PCI Concursos e Agências do Trabalhador (número de vagas consultadas no dia 10 de junho)