De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) a incidência de câncer de pele no Brasil é alarmante. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) por sua vez indica que, anualmente, são diagnosticados 180 mil novos casos da doença no país. Isso significa dizer que um a cada cinco novos casos de câncer no Brasil é de pele. Por isso, desde 2014 a SBD promove a campanha de conscientização e prevenção do câncer de pele, o Dezembro Laranja.
Campanhas de conscientização e prevenção como o Dezembro Laranja, o Novembro Azul, Outubro Rosa e outras acontecem para orientar a população sobre os cuidados e ações que devem ser realizadas para prevenir e diagnosticar precocemente alguns dos tipos mais comuns de câncer, como o de pele, próstata e mama. “É fundamental que as empresas apoiem campanhas que promovem à saúde, o bem-estar e a autoestima das pessoas como o Dezembro Laranja”, considera Cleyton Ogura, CEO da BelClinic Dermoativos, que traz para mercado produtos como filtros solares para o corpo e o rosto que são especialmente citados como uma das medidas fotoprotetoras pela SBD.
Medidas fotoprotetoras
As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 9h às 15h); utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas ou após longos períodos de imersão na água.