Meningite viral em Maringá: prefeitura informa que três alunos possuem o vírus e aulas são suspensas

Publicado em 5 jun 2019, às 00h00.

Na manhã desta quarta-feira (5), a Prefeitura de Maringá junto com a Secretaria de Educação e a de Saúde, informaram que há três casos confirmados de meningite viral em Maringá, no noroeste do Paraná.

Meningite viral em Maringá: aulas do Centro de Educação Infantil José de Anchieta foram suspensas

De acordo com a prefeitura, três alunos do Centro de Educação Infantil José de Anchieta, na Zona 4, já foram diagnosticados. Entretanto, existe a suspeita que um quarto das crianças também tenham contraído o vírus.

Dessa maneira, como forma de medida preventiva, as aulas do colégio foram suspensas por 72 horas nas duas salas onde estudavam os alunos infectados.

Local vai passar por procedimento de assepsia

No local, a prefeitura também informou que será feito uma assepsia, que inclui limpeza com bactericida dissolvida em água e higienização com álcool a 70 graus.

Alunos tem dois anos

Além disso, foi informado que os três alunos infectados possuem dois anos, e estão internados em observação. A princípio, conforme a prefeitura, as crianças evoluem para o restabelecimento.

Meningite viral

Em primeiro lugar, o quadro clínico da meningite viral é bastante semelhante ao das demais meningites agudas.

Entretanto, o exame físico chama a atenção o bom estado geral associado à presença de sinais de irritação meníngea. A princípio, a recuperação do paciente afetado é completa.

A duração do quadro é geralmente inferior a uma semana.

Entre os principais sintomas estão: manifestações gastrointestinais como vômitos, anorexia e diarreia, e problemas respiratórias como tosse e faringite.