O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA publicou as Portarias nº 221, 177, 242, 197, 202 e 189 aprovando o Zoneamento Agrícola para as culturas do milho 2ª safra, cevada, trigo, feijão 2ª e 3ª safra e milho consorciado com braquiária para o ano agrícola 14/15 no estado do Paraná.
O zoneamento agrícola indica a época mais adequada para a implantação da lavoura levando em consideração o período de menor risco climático ao desenvolvimento da cultura. O zoneamento é uma importante ferramenta utilizada no PROAGRO, seguro e crédito rural.
O cultivo exclusivo da soja em 2014 foi mais rentável do que a colheita alternada da oleaginosa com o milho safrinha. Quem optou apenas pela oleaginosa conseguiu cobrir os custos totais de produção na maioria das regiões produtoras dos dois grãos.
O plantio de soja avançou 13 pontos percentuais em uma semana, aponta relatório da consultoria AgRural. O relatório diz que o Brasil já alcançou mais 76% da área prevista, apenas 3% atrasados na comparação com anos anteriores.
O tempo seco favorece o aparecimento de lagartas pelo país. A Helicoverpa armigera foi detectada em lavouras de soja nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás. O plantio mais avançado encontra-se no Mato Grosso do Sul – com 95% da área plantada.
A capacidade de armazenagem de grãos no Brasil deverá registrar em 2015 o maior avanço dos últimos anos, impulsionada por obras financiadas por juros baixos do governo federal, mas ainda será pouco para cobrir o déficit histórico do país neste setor.
O volume previsto para o próximo ano é 157 por cento maior que o entregue em 2014 e 258 por cento maior que o de 2013.
O volume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul atingiu 23,12 milhões de toneladas na primeira metade de novembro, queda de 28,45% no comparativo com igual período de 2013 que foi de 32,31 milhões de toneladas.