Doações

A Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, ainda tem disponíveis 30 mil toneladas de feijão para doação a municípios de todo o país. O produto, oriundo dos estoques do governo federal, está localizado em armazéns de vários estados, entre eles o Paraná.

As prefeituras interessadas devem preencher o Pedido de Doação de Alimentos que está na página eletrônica da Conab (www.conab.gov.br) e entregar o documento na superintendência regional do estado correspondente. A retirada e o transporte do feijão das unidades armazenadoras da Conab são de responsabilidade dos municípios.

Soja Louca

Há 10 anos os pesquisadores da Embrapa e parceiros trabalhavam na identificação da causa da Soja Louca II, que acaba de ser reconhecida pelo Ministério da Agricultura como uma doença causada por um tipo de nematoide.

Desde a safra 2005/2006, a Soja Louca II vem causando reduções de até 60% na produtividade da soja. A doença apresenta como sintomas principais: plantas de soja com haste verde, retenção foliar e abortamento de vagens antes de finalizar seu ciclo.

Os sintomas da Soja Louca são observados no início da fase reprodutiva da planta, que apresenta afilamento das folhas do topo das plantas, enrugamento das folhas e engrossamento das suas nervuras.

Além disso as folhas com sintomas apresentam coloração mais escura. Também é observado que as hastes exibem deformações e engrossamento dos nós. As vagens podem apresentar lesões, rachaduras, apodrecimento e redução do número de grãos.

Nota de falecimento

Morreu na segunda-feira, aos 76 anos, um dos primeiros difusores do sistema de plantio direto no Brasil: Manoel Henrique Pereira, o “Nonô” Pereira, como era conhecido.

Na opinião de especialistas, o plantio direto é considerado a primeira grande revolução do agronegócio brasileiro e começou a ser introduzido no país nos primeiros anos da década de 1970. Sem esse sistema, não teria sido possível desenvolver uma agricultura moderna, baseada no não revolvimento do solo e no controle da erosão.