Mulher é vítima de importunação sexual em ônibus de Curitiba

por Carol Machado
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaides
Publicado em 24 jan 2020, às 00h00.

Na tarde de quinta-feira (23), Greice Kelly Magalhães, de 32 anos, foi vítima de importunação sexual na linha Pinheirinho/Carlos Gomes em Curitiba.

Importunação sexual é crime: entenda o caso

Greice trabalha com serviços gerais e voltava do trabalho quando o suspeito mostrou o pênis dentro do transporte. Imediatamente, a mulher iniciou uma discussão com o indivíduo, que negou a ação.

No local, a psicóloga Karen Alves, de 32 anos, ouviu a confusão e se aproximou da vítima para saber o que estava ocorrendo. Em seguida, Karen acionou a Guarda Municipal (GM) para registrar a ocorrência.

Ao chegar no terminal do Pinheirinho, a Guarda Municipal já estava esperando a vítima e o suspeito, que foi encaminhado para depor.

Guarda Municipal afirma que a palavra da vítima é primordial

Apesar de ninguém testemunhar o ocorrido, a GM Sonntaga explica que mesmo sem testemunhas o sujeito seria encaminhado para prestar depoimento sobre os fatos.

“O que vale é a palavra dela, ninguém está desconfiando dela, daremos todo o apoio necessário à vítima“.

Karen, que ajudou a vítima a chamar ajuda se sensibilizou com a situação:
nós mulheres temos que nos ajudar, nos unir. Fiquei indignada que muitas pessoas só estavam preocupadas com o horário de seus compromissos, as pessoas precisam de mais empatia. Mas, fiquei contente com a ação da Guarda Municipal eles foram rápidos”.

Segundo assessoria da Polícia Civil do Paraná (PCPR) , não houve flagrante, por este motivo o suspeito foi ouvido e liberado. O Inquérito Policial já foi instaurado.

Dados de importunação sexual em Curitiba

Em 2019 foram registrados cinquenta e sete casos de importunação sexual nos transportes coletivos de Curitiba plea Guarda Municipal. Segundo a lei 13.718/18 a importunação sexual é crime, quem pratica-lo pode pegar pena de 1 a 5 anos de prisão.

Saiba como denunciar a importunação sexual

A Guarda Municipal, atende essas ocorrências pelo telefone 153. Não é necessário que a denúncia seja feita pela vítima da importunação sexual, testemunhas podem realizar esse procedimento.

É importante que a denúncia seja feita de forma rápida, pois assim o trabalho da GM fica mais efetivo, podendo realizar a apreensão do suspeito ainda no ônibus.