Nona UPS da capital implantada no bairro Tatuquara

O governador Beto Richa participou nesta quinta-feira (04) da instalação oficial de mais uma Unidade Paraná Seguro (UPS) em Curitiba. A Vila Ludovica, no bairro Tatuquara, é a nona área da capital a receber uma base do policiamento comunitário.

A nova UPS contará com 30 policiais militares e agentes da Guarda Municipal, que ficarão permanentemente no local para o atendimento de 52,8 mil habitantes. O Tatuquara está localizado na região Sul e faz limite com os bairros Campo do Santana, Cidade Industrial de Curitiba, Pinheirinho, Sítio Cercado e Umbará; e com o município de Araucária. Somente neste ano foram registrados no bairro 34 homicídios dolosos, que correspondem a 7,9% do total de casos desse tipo de crime na cidade.

A unidade do Tatuquara começou a ser implantada na madrugada de segunda-feira (01/10), com ações das Polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal. Foram mobilizados 154 policiais militares, 40 viaturas, além de 27 integrantes da Guarda Municipal. De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Bondaruk, na ação foram abordadas 1,4 mil pessoas e revistados 186 veículos. “Também executamos um mandado de prisão e uma pessoa foi detida”, destacou.

Em ações prévias da Polícia Civil, realizadas na região da nova UPS nos últimos três meses, foram presas 17 pessoas, entre homicidas e traficantes e cumpridos mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de meio quilo de cocaína, quatro armas de fogo e 162 munições.

“As forças policiais vieram para ficar e contribuir para a ordem e o bem-estar da comunidade”, disse o delegado-geral da Polícia Civíl do Paraná, Marcos Vinícius Michelotto.

O processo de implantação das Unidades Paraná Seguro em Curitiba será concluído com a instalação da base no bairro Cajuru, até o final do ano. Com isso, a capital terá dez unidades.