Nota Paraná: como se cadastrar no programa

Publicado em 14 ago 2019, às 00h00.

A Nota Paraná é um programa para estimular a cidadania fiscal no Estado do Paraná. Basicamente, ela incentiva os consumidores a pedirem a entrega do documento fiscal. Solicitando o CPF na nota fiscal após as suas compras, você irá acumular créditos e concorrer a prêmios em dinheiro. Esses créditos, junto com os prêmios, poderão ser recebidos em conta bancária ou utilizados para o abatimento de IPVA.

A lógica da nota fiscal é simples. Ao fazer esse processo, o consumidor estará contribuindo diretamente com a redução da sonegação de impostos. Como benefício, ele recebe parte do imposto efetivamente recolhido pelo estabelecimento. 

O Estado devolverá 30% do ICMS efetivamente recolhido pelo estabelecimento aos seus consumidores. Paranaenses residentes em outro Estado também poderão participar do Programa Nota Paraná

Quem pode se cadastrar no programa?

Qualquer pessoa física com CPF em situação cadastral regular no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (CPF/MF) pode ser cadastrar na Nota Paraná. Menores de idade também.

Como se cadastrar na Nota Paraná?

O cadastro é feito de maneira online, pela Internet. Para isso, você precisa entrar no portal do Programa Nota Paraná e clicar na opção “Cadastre-se”. Em seguida, deve preencher um formulário no qual vai precisar das seguintes informações:

  • CPF
  • Nome Completo
  • Data de Nascimento
  • Nome da Mãe 
  • CEP do endereço
  • E-mail

Caso o CEP não confira com o cadastro na Receita Federal, basta atualizar no site da mesma e esperar 24 horas e tentar fazer o cadastro novamente. 

Após esse processo, basta criar um senha.

Como acessar e verificar o saldo na Nota Paraná?

Para verificar seu saldo basta entrar em seu perfil no site Programa Nota Paraná. Nele você também poderá baixar o aplicativo para celular, que irá facilitar o seu acesso e todo o processo. Para isso, você precisará do número do seu CPF e da senha criada. 

Como fazer o depósito na conta bancária?

A Nota Paraná permite que os depósitos dos créditos sejam em qualquer banco do Sistema Financeiro Nacional, exceto Bolsa Família, Cartão Cidadão, Conta Fácil e Conta Salário. O depósito não pode ser realizado na conta de outro indivíduo e se o titular no programa for pessoa física, não pode ser feito em conta de pessoa jurídica.