Novo ministro da Educação, Ricardo Vélez desembarcou em Londrina e falou sobre a indicação para o cargo (Foto: Guilherme Batista/RICTV)

Colombiano Ricardo Vélez foi anunciado por Jair Bolsonaro como novo ministro da Educação e desembarcou em Londrina neste sábado (24)

O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou o colombiano Ricardo Vélez como novo ministro da Educação, que neste sábado (24) retornou para Londrina, no norte do Paraná, cidade onde reside, e falou sobre sua indicação para o cargo ao desembarcar no aeroporto. Na chegada, Vélez foi recebido pela esposa e pelo filho.

Ministro da Educação Ricardo Vélez

Ricardo Vélez esteve reunido com Bolsonaro durante toda a semana e já era cogitado para assumir o ministério da Educação. Autor de mais de 30 obras, atualmente é professor emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

“Velez é professor de Filosofia, mestre em Pensamento Brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutor em Pensamento Luso-Brasileiro pela Universidade Gama Filho e pós-Doutor pelo Centro de Pesquisas Políticas Raymond Aron, de Paris, com ampla experiência docente e gestora”, informou o presidente eleito pela rede social. O novo ministro já teria se naturalizado brasileiro.

Durante entrevista concedida no Aeroporto de Londrina, o futuro ministro da Educação Ricardo Vélez falou sobre a gestão para recuperar valores tradicionais defendidos pelas famílias conservadoras. Ele também defendeu um modelo de gestão para melhor as instituicoes de ensino superior públicas. Ainda durante a entrevista, o futuro ministro rechaçou o Ensino a Distância (Ead) para criancas e adolescentes.

Quem é o novo ministro da Educação de Bolsonaro?

Segundo seu currículo, divulgado por universidades em que lecionou, o ministro da Educação de Bolsonaro, Ricardo Vélez Rodríguez, nasceu em Bogotá, tem 75 anos, e graduou-se em Filosofia e Teologia. Veio para o Brasil fazer pós-graduação nos anos 1970, sempre na área de Filosofia, obtendo o título de mestre e depois de doutor por universidades do Rio de Janeiro.

Ricardo Vélez Rodríguez é autor de diversos livros, tendo dedicado sua carreira à docência universitária e à pesquisa.

Chegou a ser Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Medellín, entre 1975 e 1978, quando retornou brevemente à Colômbia. Desde 1979, fixou residência no Brasil e deu aulas em universidades do Rio de Janeiro, Londrina e Juiz de Fora, tendo participado da criação de cursos de pós-graduação em Pensamento Político Brasileiro.

Com informações da Agência Brasil e do repórter Guilherme Batista, da RICTV Londrina