O cenário para o boi gordo é firme, especialmente pela oferta restrita de animais, que vem forçando os frigoríficos a ofertarem valores mais altos pela arroba. As escalas de abate atendem três dias úteis, em média, sendo que alguns frigoríficos estão com animais comprados para apenas um dia. No Paraná, a arroba do boi gordo está em R$ 117,00. (Notícias Agrícolas)
Porto
A Justiça Federal concedeu liminar que paralisa o processo de licitação de áreas e instalações portuárias de Paranaguá, ignorando, dessa forma, o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado realizado com a participação do setor produtivo e de toda a comunidade portuária onde traça as perspectivas de crescimento do Porto de Paranaguá para os próximos 30 anos.
O Governo Federal quer analisar estudos feitos pela EPB, Estrutura Brasileira de Projetos, uma consultoria criada pelo BNDES e oito bancos, não só para o Porto de Paranaguá, mas para outros terminais brasileiros, coordenados pela ex-ministra Gleisi Hoffmann, e que já foram barrados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Políticas agrícolas
A FAEP, Ocepar e Seab apresentam amanhã, terça-feira. dia 25,as propostas de políticas agrícolas ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é colaborar na elaboração do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) e Plano Safra para o período de 2014/15. A apresentação será feita pelo secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara.
O documento, chamado “Propostas para o Plano Agrícola e Pecuário e Plano Safra 2014/15”, é composto pelas sugestões e necessidades de produtores rurais, sindicatos, cooperativas e entidades do setor agropecuário e foi coordenado pelas três instituições. (Seab)
Ceasas
Dirigentes e técnicos das Ceasas de seis estados das regiões Sul e Sudeste do país estarão hoje(24) e amanhã (25) em Curitiba para discutir e aprimorar os atuais processos e metodologias de coletas de dados sobre as comercializações de hortigranjeiros que passam pelas centrais.
O engenheiro agrônomo Luiz Dâmaso Gusi, diretor-presidente da Ceasa Paraná, explica que a intenção é buscar uma padronização de trabalhos e métodos para a inserção dos dados estatísticos junto ao Sistema de Informações de Mercados de Abastecimentos do Brasil, o Simab. (Gov. do PR)
Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.