OMS decreta emergência global por coronavírus; Brasil tem 9 casos suspeitos

por Gabriel Azevedo
com informações de agências
Publicado em 30 jan 2020, às 00h00.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou uma emergência de saúde global por conta do novo coronavírus. A decisão, segunda a OMS, foi tomada levando em consideração os fracos sistemas de controle de saúdes dos países e a falta de tratamento adequado da China, onde o surto começou.

“Sejamos claros. Esta declaração não é um voto de confiança na China”, disse o diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, em Genebra (Suíça), nesta quinta-feira (30).

A OMS declarou emergência horas depois de autoridades de saúde dos Estados Unidos confirmarem um caso de transmissão em solo americano, o primeiro do tipo no país. O paciente, que mora em Illinois, contraiu a doença após a mulher dele ter viajado a Wuhan, na China, epicentro do surto da doença.

A OMS também divulgou um plano de contingência global, com obrigações que devem ser seguidas por países em todo o mundo.

Por enquanto, mais de 8 mil casos foram identificados na China, com 170 vítimas fatais. Outros 12 mil casos suspeitos estão sendo examinados e, no total, 88 mil pessoas são monitoradas. No exterior, são 98 casos confirmados em 18 países.

Brasil 

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira, 30, que continua a monitorar 9 casos de pacientes com suspeita de coronavírus no Brasil. Apesar de o número ser o mesmo do que já havia sido informado ontem, casos relatados no dia anterior foram descartados, mas outros, incluídos. No Rio Grande do Sul, por exemplo, entraram dois casos.

Segundo a pasta, os casos estão distribuídos em Minas Gerais (1 caso suspeito), Rio de Janeiro (1), São Paulo (3), Rio Grande do Sul (2), Paraná (1) e Ceará (1). Ao todo, 43 casos foram notificados a autoridades de saúde do País, mas nem todas são tratados como suspeitos.