Policiais Militares estão no local desde o início da manhã desta segunda sessão para garantir a segurança dos parlamentares dentro do teatro, e dos manifestantes do lado de fora da ópera (Foto: Rafaela Moron/RICTV Curitiba)

Vereadores de Curitiba se reúnem novamente na Ópera de Arame para realizar a segunda votação do ‘Pacotaço’ proposto por Greca; esquema de segurança no local é forte

* Com informações dos repórteres Helen Anacleto e Rafaela Moron, da RICTV Curitiba

Nesta terça-feira (27), a Câmara Municipal de Curitiba retoma a votação dos quatros projetos do Plano de Recuperação proposto pela Prefeitura de Curitiba, na Ópera de Arame. Os projetos ficaram conhecidos como ‘Pacotaço do Greca’.

A primeira votação aconteceu nesta segunda-feira (26), e todos os projetos foram aprovados em regime de urgência. A mudança de local foi uma sugestão  do secretário de Segurança Pública do Paraná (Sesp), Wagner Mesquita, já que há pelo menos três semanas os parlamentares tentam analisar as medidas na Câmara Municipal, mas são impedidos por protestos realizados por servidores municipais.

Na Ópera, os vereadores ficam em uma estrutura montada no palco do teatro, e nos camarotes ficam os cem manifestantes que tiveram a entrada autorizada e os profissionais da imprensa credenciados. Mesmo com a mudança de local, servidores municipais fizeram protestos do lado de fora do local e durante a votação, que foi interrompida algumas vezes por manifestações de representantes sindicais que puderam acompanhar a sessão dentro do teatro.

Policiais Militares reforçam a segurança da região desde o início da manhã desta terça-feira. Um efetivo reduzido foi mantido durante a madrugada para impedir a ocupação do local. Na primeira votação, houve confronto da PM com manifestantes, e, segundo a Sesp 24 pessoas ficaram feridas, sendo 10 manifestantes e 14 policiais militares.

Os funcionários públicos do município marcaram uma nova manifestação para acompanhar o segundo turno das votações. A concentração está sendo realizada na Praça 19 de Dezembro, no Centro de Curitiba, e o clima permanece tranquilo. Policiais Militares estão no local para garantir a segurança dos manifestantes, que irão realizar uma caminhada até a Prefeitura de Curitiba.

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) estão no local para orientar os motoristas que passam pela região, já que há bloqueio de trânsito a cerca de 500 metros da Ópera.

A repórter Rafaela Moron está na Ópera de Arame e conta como está o clima no local, confira:

Confira imagens dos servidores municipais reunidos na Praça 19 de dezembro: