Trigo
A colheita de trigo do Paraná, que deverá ser novamente o maior produtor do cereal do país em 2015, avançou nesta semana para aproximadamente 5% da área do Estado e está a caminho de atingir mais um recorde. Produtores que investiram em cultivares de trigo com bom nível de resistência às doenças de difícil controle e com qualidade industrial garantem que terão um bom rendimento.
Crise
O aperto no crédito chegou ao agronegócio. A menos de um mês do início do plantio da nova safra, produtores de soja se queixam de dificuldades para obter empréstimos para custear a produção.
Morosidade na análise de crédito, aumento das exigências dos bancos, alta nos juros –com um “mix” entre recursos subsidiados e crédito livre com taxas elevadas– e até venda casada são relatadas por agricultores.
As dificuldades provocaram atraso na compra de insumos necessários para o início do plantio, como sementes e fertilizantes, e aumentaram os custos de produção. Se o problema persistir, poderá interromper os sucessivos ganhos de produtividade do setor nos últimos anos.
Pecuária
De acordo com a Scot Consultoria, a oferta curta do boi gordo mantém o mercado firme e impulsiona preços maiores para a arroba, enquanto a falta de reação da demanda controla as valorizações e “acalma” o mercado. Numericamente, as indústrias têm conseguido manter suas margens próximas às de um ano atrás.
Nos últimos doze meses a carne bovina sem osso no atacado subiu 18,3%, enquanto o boi gordo em São Paulo teve alta menor, de 12,5%. Com a proximidade do início de mês pode haver alguma melhora no escoamento nos próximos dias.
Pronaf
Nos 20 anos de crédito rural, o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) transformou a realidade de mais de 2,6 milhões de unidades familiares de produção, gerou renda e potencializou o uso da mão de obra familiar.
Também foi importante para a agregação de valor à produção, pelo apoio à industrialização dos produtos agropecuários dos empreendedores familiares individuais e das cooperativas da agricultura familiar, bem como para o turismo rural e a produção de artesanato.