Até o momento, o plantio de soja no Estado atingiu 2 por cento da área prevista, ante 3 por cento no mesmo período do ano passado, com os trabalhos já se desenvolvendo nas regiões de Cascavel, Toledo, Campo Mourão e Pato Branco (sudoeste).

O Paraná deverá colher um recorde de 16,3 milhões de toneladas de soja na temporada 2013/14, crescimento de 3 por cento ante o período anterior, com os produtores optando pela oleaginosa. (Reuters)

Trigo

O Paraná reduziu a sua estimativa de produção de trigo em mais de 200 mil toneladas na comparação com a previsão do mês passado, com o Estado contabilizando agora as perdas resultantes das geadas de agosto.

Cereais

Não fosse pela geada, o Paraná poderia reconquistar o posto de maior produtor nacional do cereal brasileiro em 2013, que hoje pertence ao Rio Grande do Sul.

Milho

No caso do milho, a expectativa é de uma colheita 18 por cento menor no verão ante a safra 2012/13, para 5,9 milhões de toneladas, justamente porque produtores devem reduzir drasticamente o plantio do cereal para plantar mais soja, que apresenta uma rentabilidade mais favorável neste ano.

Laticínios 

O apetite da China continua mexendo com o mercado de alimentos e commodities agrícolas. O novo relatório sobre a indústria global de laticínios, produzido pelo banco holandês Rabobank, mostra que o país está comprando quantidades gigantescas de laticínios no mercado internacional.

Para se ter uma ideia da influência chinesa no mercado, essas aquisições estariam diminuindo a oferta para outros compradores e deixando os preços cada vez mais altos, desde abril deste ano. (Notícias Agrícolas/ Reuters e Rabobank)

Para assistir as matérias dos RIC Rural, clique aqui.