Imposto Territorial Rural

A Receita Federal liberou desde segunda-feira (17) o programa para preenchimento da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2015, que deve ser feita até 30 de setembro.

Qualquer pessoa física ou jurídica – proprietária, possuidora, ou titular de imóvel rural – deve contribuir com o ITR. O pagamento do imposto pode ser parcelado em quatro vezes mensais.

O ITR com valor até R$ 100 deve ser recolhido em parcela única, e o mínimo a ser pago é R$ 10, independentemente de o valor calculado ser menor.

Estiagem 

A falta de chuvas que atinge todo o Paraná há mais de 20 dias tem colocado as usinas de cana-de-açúcar em alerta. Em pleno período de colheita da safra, a falta de água pode comprometer a quantidade de açúcar produzida pelas plantas.

Até o momento, segundo dados da Associação dos Produtores de Bioenergia do Paraná (Alcopar), 40% de uma área plantada de 650 mil hectares já foi colhida.

Contratações 

A indústria de carnes do Paraná contratou 30,0% mais trabalhadores no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo saldo positivo de 5.500 postos de trabalho.

A região oeste do Estado, com forte atuação na avicultura para exportação, foi a que mais gerou emprego no setor, com 47,5% das contratações no primeiro semestre.

A previsão de empresas do setor é que o segundo semestre continue com ritmo forte de emprego nos frigoríficos.

Pelo menos três empresas do setor já programam a contratação de 1,5 mil pessoas no interior paranaense, informa a Secretaria da Comunicação Social do estado, em comunicado.

Avicultura

Segundo o Sindiavipar, o Paraná é hoje o maior produtor e exportador de frango do país, responsável por 34,0% dos embarques da avicultura brasileira.

Dentro de cinco anos, o estado deve responder por 50,0% das exportações brasileiras de frango.