O Paraná conclui a primeira fase do levantamento sobre a quantidade e qualidade das florestas e será um dos primeiros estados a entregar o inventário florestal. O Serviço Florestal Brasileiro prevê que todas as florestas sejam diagnosticadas até 2015. É o segundo estado a dar início à produção do inventário, logo após Santa Catarina. O estudo integra o programa Bioclima Paraná e analisa 550 pontos e uma área total de 4.352.000 metros quadrados de florestas.
Milho
O Brasil poderá colher 75,2 milhões de toneladas de milho durante a safra 2013/2014, abaixo do recorde registrado na safra 2012/2013, disse a consultoria Safras & Mercado.
O Brasil costuma colher duas safras de milho por temporada, uma no verão e outra no inverno, dependendo das condições climáticas e dos métodos de cultivo utilizados em diferentes estados. A Safras estima produção de 28 milhões de toneladas na safra de verão, quase cinco milhões de toneladas abaixo do volume registrado em 2012/13.
Fundo de Aval
O Governo do Paraná disse que vai garantir R$ 10 milhões em operações de financiamento para atender projetos de investimento de agricultores familiares por meio do Fundo de Aval Rural (FAR). O Governo espera, com esse recurso, atender em torno de 1.000 famílias enquadradas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Investimento) e Mais Alimentos. (AEN)
Frango
As exportações brasileiras de carne de frango atingiram 355,4 mil toneladas em outubro, resultado recorde histórico para o mês e 3,5% maior em relação ao mesmo período de 2012. Em receita, houve queda de 5,1%, com US$ 681,22 milhões. (Ubabef)
Trigo
Com a intensificação da colheita de trigo no Rio Grande do Sul e com os bons volumes do cereal chegando aos portos brasileiros, os preços do grão têm caído no Brasil. Principalmente no mercado de lotes (negociações entre empresas). Segundo pesquisadores do Cepea, nesse cenário, vendedores se retraíram, deixando a liquidez bastante lenta. (Cepea)
Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.