Paraná tem 142 mil casos de dengue e um de zika em gestante
O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (28) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) alerta para a confirmação de três casos de zika no Paraná. Um deles foi registrado em uma gestante em Cambé, no Norte do Estado.
A paciente tem 30 anos e foi diagnosticada no primeiro trimestre de gravidez. O resultado do exame sorológico dela deu cruzado para dengue e zika. A gestante está bem e segue com acompanhamento pré-natal na rede pública de saúde.
O vírus da zika pode ser transmitido para o feto, com riscos de causar lesões cerebrais e neurológicas irreversíveis. A possibilidade desta transmissão só pode ser verificada entre a 18ª e a 20ª semana de gravidez, com a realização de exame de imagens.
Os outros dois casos de zika confirmados no boletim foram em Assaí e Curitiba. Desde o início da série, em agosto de 2019, o Paraná já confirmou 9 casos da doença.
Dengue
O Paraná tem 142.098 casos de dengue, 13.693 a mais do que na semana anterior. Desde agosto do ano passado, 111 pessoas morreram vítimas da doença no Estado.
Até o momento, das 399 cidades do Paraná, 338 têm casos confirmados. As notificações passam de 278 mil em 370 cidades. Atualmente, 216 cidades paranaenses estão em situação de epidemia de dengue.