Mais de 95 mil paranaenses empregados pelas Agências do Trabalhador em 2019
O Paraná encerrou 2019 como um dos quatro estados que mais geraram emprego no País. Pelas Agências do Trabalhador, 95.955 paranaenses foram colocados no mercado de trabalho.
A Agência do Trabalhador da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho em Curitiba foi a que mais colocou trabalhadores em novos empregos no ano passado: 7.819.
Depois, vêm as de Cascavel (4.518) e de São José dos Pinhais (2.655). O Paraná tem uma rede com 216 postos de atendimento da Agência do Trabalhador – a maior do país, presente em mais de 50% dos municípios.
Melhor resultado do país
Segundo a economista Suelen Gliski, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho o resultado é o melhor do Brasil: “É um número excelente: do total de trabalhadores admitidos no mercado formal paranaense, em torno de 8% foram intermediados por meio de uma agência do trabalhador do estado”.
O resultado é fruto de uma nova política adotada pelo Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho a partir de 2019, por orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário Ney Leprevost.
“Mais dinamismo no atendimento e uma aproximação com a iniciativa privada agilizaram o preenchimento das vagas abertas em todo o estado”, afirma Leprevost.
Com o intuito de facilitar o processo de seleção, a Agência do Trabalhador de Curitiba, inclusive, cede espaços dentro de suas instalações a empresas parceiras para que os processos seletivos sejam realizados no local, agilizando as contratações. “Buscamos as empresas que mais costumam abrir vagas para auxiliar a encontrar os trabalhadores no perfil desejado”, explica Leprevost.
Colocação das cidades
Confira os municípios com mais colocações por meio das Agências do Trabalhador no estado do Paraná:
- Curitiba: 7.819
- Cascavel: 4.518
- São José dos Pinhais: 2.655
- Medianeira: 2.555
- Umuarama: 2.001
- Toledo: 1.992
- Rolândia: 1.624
- Pinhais: 1.446