Mais de 95 mil paranaenses empregados pelas Agências do Trabalhador em 2019

por Fernanda Xavier
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 29 jan 2020, às 00h00.

O Paraná encerrou 2019 como um dos quatro estados que mais geraram emprego no País. Pelas Agências do Trabalhador, 95.955 paranaenses foram colocados no mercado de trabalho.

A Agência do Trabalhador da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho em Curitiba foi a que mais colocou trabalhadores em novos empregos no ano passado: 7.819.

Depois, vêm as de Cascavel (4.518) e de São José dos Pinhais (2.655). O Paraná tem uma rede com 216 postos de atendimento da Agência do Trabalhador – a maior do país, presente em mais de 50% dos municípios.

Melhor resultado do país

Segundo a economista Suelen Gliski, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho o resultado é o melhor do Brasil: “É um número excelente: do total de trabalhadores admitidos no mercado formal paranaense, em torno de 8% foram intermediados por meio de uma agência do trabalhador do estado”.

O resultado é fruto de uma nova política adotada pelo Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho a partir de 2019, por orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário Ney Leprevost.

“Mais dinamismo no atendimento e uma aproximação com a iniciativa privada agilizaram o preenchimento das vagas abertas em todo o estado”, afirma Leprevost.

Com o intuito de facilitar o processo de seleção, a Agência do Trabalhador de Curitiba, inclusive, cede espaços dentro de suas instalações a empresas parceiras para que os processos seletivos sejam realizados no local, agilizando as contratações. “Buscamos as empresas que mais costumam abrir vagas para auxiliar a encontrar os trabalhadores no perfil desejado”, explica Leprevost.

Paranaenses empregados em 2019

Paranaenses empregados em 2019 (Foto:Gilson Abreu/AEN)

Colocação das cidades

Confira os municípios com mais colocações por meio das Agências do Trabalhador no estado do Paraná:

  • Curitiba: 7.819
  • Cascavel: 4.518
  • São José dos Pinhais: 2.655
  • Medianeira: 2.555
  • Umuarama: 2.001
  • Toledo: 1.992
  • Rolândia: 1.624
  • Pinhais: 1.446