O deputado espanhol Rafa Mayoral gravou vídeo acentuando a diferença entre os dois Podemos (Imagem: YouTube, Reprodução)

O Podemos da Espanha, criado em 2014, se posiciona à esquerda, diferentemente do Podemos do Brasil, lançado há quatro semanas

O partido Podemos, da Espanha, criado em 2014 e hoje com certa força no país, criticou a sigla brasileira lançada com o mesmo nome oficialmente no último dia 1º, em Brasília.

O Podemos brasileiro surgiu com uma bancada formada por 14 deputados federais e dois senadores. A sigla foi fundada por Álvaro Dias, senador pelo Paraná e pré-candidato a presidente, em substituição ao PTN.  

Nesta quinta (27), o deputado espanhol Rafa Mayoral postou nas redes sociais um vídeo esclarecendo que o Podemos espanhol não tem nenhuma relação com o brasileiro. A sigla estrangeira é de esquerda e no vídeo o deputado deixa claro que não compactua com “alguns amigos do presidente Michel Temer”.

Álvaro Dias se posicionou sobre o vídeo. Ele também esclareceu que o Podemos brasileiro, que se declara uma “terceira via”, não tem nada a ver com a versão espanhola e criticou a postura radical do partido. Além disso, afirmou que não existe nenhum amigo de Temer dentro do podemos brasileiro.

Veja o vídeo do deputado do Podemos espanhol (com legendas).