Os líderes dos partidos paranaenses correm contra o tempo para finalizar alianças e candidaturas para as próximas eleições. A candidatura do senador Roberto Requião pelo PMDB ao governo do estado na semana passada provocou corrida de outras legendas e até mesmo possibilidades de mudanças em coligações que já eram dadas como certas.

A próxima segunda-feira (30) é o prazo máximo estabelecido pela legislação eleitoral para que as convenções partidárias sejam realizadas, com todos os candidatos e suas coligações definidas. Em 2014, os eleitores irão escolher novos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

Leia análise sobre as alianças nestas eleições

Surpresas nas coligações

Uma surpresa pode sair do PPS. “A disposição é muito forte para lançarmos candidatura própria”, diz o presidente do partido e deputado federal Rubens Bueno.  No quadro nacional, a legenda apoia o PSB, partido do pré-candidato à presidência Eduardo Campos, que ganharia palanque eleitoral no Paraná.

Caso a candidatura de Bueno se confirme, os tucanos podem perder mais um aliado para reeleger Richa. O presidente do PSDB no Paraná, Valdir Rossoni, diz que a legenda terá apoio de 14 partidos, além do PSB, do PSC, DEM e outros. “Vamos alinhar as pedras no tabuleiro. Temos vários nomes para candidato a vice e vamos definir isso nesta semana”, esclareceu.

O que já está definido é a vaga para o Senado, que será disputada por Alvaro Dias. A convenção do PSDB ocorre no próximo domingo, 29. O PPS apoiou a candidatura de Richa nas eleições de 2010.

Outra possível baixa, que nesse caso, não era esperada pelos petistas, é da formalização de aliança com PDT, que não foi confirmada na convenção do partido realizada no último fim de semana. A legenda exige a vaga no Senado e apresentou três nomes: do vereador Jorge Bernardi, do ex-deputado federal Léo Almeida Neves e do deputado estadual André Bueno.

O presidente do PT no Paraná, o deputado Enio Verri, diz que as negociações com o PDT estão muito profundas e aposta na continuidade da aliança. “É justo que o PDT pleiteie a vaga no Senado.Vamos levar esse pedido ao partido”, afirma. Verri também aposta numa coligação com o PC do B.

O PMDB também corre atrás para fechar suas alianças. Além de ter assediado o PDT, Requião corre atrás de alianças com o PV, PC do B, PSD e PP.

Data das convenções

PTB – sábado – 28/06

PSC – sábado – 28/06

PSDB – domingo – 29/06

PT – domingo – 29/06

DEM – não confirmada

PC do B – não confirmada

PSD – domingo – 29/06

SLD – segunda-feira – 30/06

PPS – segunda-feira – 30/06