Pequeno Príncipe é um dos melhores hospitais pediátricos do mundo, diz revista

por Eduardo Teixeira
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 1 out 2021, às 22h32.

O Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, foi reconhecido como um dos melhores hospitais pediátricos do mundo pela revista norte-americana NewsWeek, em novo ranking divulgado nesta sexta-feira (01).

Ele aparece sendo o único hospital exclusivamente pediátrico da América do Sul a aparecer no ranking que listou os 150 melhores hospitais em pediatria no mundo, com base em recomendações de mais de 40 mil especialistas de 20 países.

O Pequeno Príncipe ocupa a posição 112º no geral e está em quarto lugar dentre instituições brasileiras, sendo o único hospital do Paraná. A nível nacional, estão os hospitais: ACCamargo (em oncologia pediátrica); Sírio (pela UTI Neo); e o Einstein (pediatria geral), onde ocupam, respectivamente, as posições 29º, 98º e 102º.

O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, ressalta a importância desse reconhecimento internacional ao trabalho desenvolvido pelo Hospital em prol de crianças e adolescentes de todo o país. Segundo ele, o modelo no qual a assistência, o ensino e a pesquisa andam de braços dados é um dos grandes diferenciais da instituição.

“Um destaque especial cabe aos nossos médicos e ao conhecimento e à performance em pediatria complexa. Agradecemos muito aos nossos apoiadores e à comunidade. Sem esta energia não chegaríamos a estes resultados. Estamos muito orgulhosos por este reconhecimento”,

afirma Carneiro.

“A evolução estrutural do Pequeno Príncipe nos últimos dez anos é notória. Os mais de R$ 100 milhões investidos, seja no Centro Cirúrgico ou no Laboratório Genômico, seja na Unidade de Transplante de Medula Óssea ou na renovação completa do nosso parque de equipamentos, na telemedicina ou na qualificação crescente de nossa residência médica e ensino, são em seu conjunto uma homenagem às nossas equipes e aos nossos pacientes”, completa.

Sobre o ranking

O ranking “Melhores hospitais especializados do mundo 2022” conta com os hospitais norte-americanos Children’s National Hospital, UPMC Children’s Hospital of Pittsburgh e St Jude Children’s Research Hospital, com os quais o Pequeno Príncipe mantém parcerias. Elaborado pela revista Newsweek em conjunto com a empresa de pesquisa global Statista, foram consultados de forma on-line mais de 40 mil especialistas da área da saúde – entre médicos, profissionais de saúde e gerentes e diretores de hospitais – em mais de 20 países.

Além disso, especialistas de todo o mundo puderam participar da pesquisa no site da revista. Os dados para a elaboração do ranking foram coletados de junho a agosto de 2021, e os resultados foram validados por um conselho global de especialistas médicos.