Com o objetivo de expandir o acesso a bovinos de alta qualidade ao pequeno produtor, o programa federal Pró-Genética, inicialmente implantado em Minas Gerais, será estendido para mais 13 estados, entre eles o Paraná e o Distrito Federal. Por R$ 6 mil, o criador pode adquirir um boi com vida útil de cinco anos que pode ter, em média, 125 bezerros no período.
A expansão no acesso ao gado de alta produtividade veio estrategicamente em um bom momento do mercado. Segundo analistas, o preço da arroba do boi gordo na BM&FBovespa atingiu um recorde de R$ 134,25 na última sexta-feira(03), com influência das altas cotações no mercado nacional, diante da baixa oferta de gado pronto para o abate no País. Desde janeiro houve avanço de 13,5%. (DCI)
Trigo
As chuvas que têm atingido todo o Estado trouxe alívio para parte da população paranaense depois de um longo tempo de estiagem. Mas para os produtores que plantaram trigo nesta segunda safra, as chuvas das últimas duas semanas têm sido motivo de preocupação.
O problema é que o excesso de umidade tem favorecido o aparecimento de doenças e provocado a perda na qualidade dos grãos.
Até a semana passada, o Estado havia colhido 47% da área plantada, valor 4% inferior em relação à média histórica para o período, que é de 50%.
De acordo com dados do Deral, o Estado estima na safra 2013/14 uma produção de 3,99 milhões de toneladas de trigo, 112% a mais se comparado ao ciclo anterior. (Folha Web)
Soja
De acordo com dados da Agência Rural, o plantio da safra de soja 2014/15 avançou pouco nos últimos dias devido ao excesso de chuva no sul do país e à irregularidade das precipitações no Centro-Oeste.
O plantio no Paraná evoluiu apenas 1% na última semana, chegando a 8%, abaixo dos 10% nesta mesma época do ano passado. No oeste paranaense, deve ocorrer replantio em casos pontuais, disse a consultoria. (Reuters)