Polícia apreende 87 quilos de crack e 30 quilos de maconha

Duas operações policiais apreenderam 87 quilos de crack e 30 quilos de maconha na quinta-feira (23). Em Curitiba, a Divisão Estadual de Nacóticos (Denarc) prendeu seis suspeitos de integrar uma quadrilha de traficantes. Em Cascavel, no Oeste do Estado, a 15.ª Subdivisão Policial impediu que droga fosse levada para Minas Gerais.Desde junho, a Denarc investigava um grupo suspeito de traficar drogas nos bairros Tanguá e Abranches, na capital. Nesta quinta-feira (23), os investigadores detiveram Daniel Alves de Faria, 30 anos, apontado como líder do bando. Ele foi preso no momento em que recebia maconha trazida de Foz do Iguaçu por Mauro Sérgio Nobre, 31 anos, também capturado.

Na casa onde Faria foi preso foram apreendidos cerca de 30 quilos de maconha, 145 gramas de crack, 420 gramas de cocaína, três balanças de precisão, material para preparo de droga para venda, uma pistola, munições e uma motocicleta com placa de Foz do Iguaçu. “Na moto, encontramos mais 4,1 quilos de crack escondidos dentro do quadro”, contou o delegado-titular da Denarc, Riad Braga Farhat.

Esquema – Conforme apurado nas investigações, Faria era o dono de um ponto de venda de drogas no bairro Abranches, e era auxiliado por Janaína Oliveira Alves, 20 anos. Seria ela quem cortava as pedras de crack e porções de maconha para venda, além de pesar e separar cocaína para ser vendida a usuários.

Daniel também era auxiliado por Paulo Jeferson da Silva Lacerda, 25 anos, e Emily Strugala da Rosa, 19 anos, que faziam a venda no varejo e gerenciavam o ponto de venda, de acordo com a Denarc. Também suspeita de integrar o esquema, Eliane da Silva Wanderico, 28 anos, foi detida sábado (18), no terminal do Hauer, com 1,1 quilo de maconha e 50 gramas de cocaína, repassados por Faria.

Carregamento – Policiais civis do Grupo de Diligências Especiais da 15.ª Subdivisão Policial apreenderam, na manhã de quinta-feira (23), 82,9 quilos de crack, num caminhão que seguia para Belo Horizonte (MG). A apreensão ocorreu no distrito de Sede Alvorada, cerca de 20 quilômetros de Cascavel.

O caminhoneiro Paulo Roberto Rodrigues, 51 anos, foi preso em flagrante. “A droga estava em compartimentos de metal entre o tampão do banco e o banco do motorista”, contou o delegado-adjunto da 15.ª SDP, Edward Figueira Ferraz. Ele lembrou que para chegar até o traficante, os policias monitoravam os caminhões que passam pelo local.