Policiais paranaenses conhecem técnicas norte-americanas de resgate

Policiais civis do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) conheceram técnicas usadas pelo exército dos Estados Unidos para resgate de vítimas em cativeiro e captura de sequestradores. Na quinta-feira (12), eles participaram de treinamento com o sargento John Nettles, da 7.ª Divisão das Forças Especiais do Exército Norte-Americano.

Os exercícios foram feitos na Tees Brasil, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba. “Vamos aproveitar as técnicas que podem ser adaptadas à nossa realidade”, disse o delegado-chefe do Tigre, Sivanei de Almeida Gomes.

Os policiais treinaram técnicas de abordagem em cativeiro, que preparam para não colocar em risco a própria vida e a dos reféns. “O policial deve saber se deslocar em velocidade, raciocinar e atirar. Quando ele está rápido demais, pode agir por impulso e tomar a atitude errada. O treinamento é importante para conhecer o tempo certo de cada ação”, explicou Nettles.

Para agir em situações de resgate de reféns, de acordo com o sargento norte-americano, o policial deve ter total controle sobre o seu potencial de tiro e a tática. Segundo ele, também são importantes conhecimento médico e de comunicação.

Elite – O Tigre é a unidade de elite da Polícia Civil do Paraná e atua em situações de risco extremo, como sequestros. Por isso, o treinamento dos policiais que compõem o grupo é mais intenso e com exercícios específicos para as ações. “Também prestamos apoio a outras unidades, em grandes operações”, destacou Gomes.

O policial tem rigoroso e detalhado preparo em tiros de precisão, escalada, rapel, mergulho, primeiros socorros e artes marciais. Para fazer parte do Tigre, depois da Escola Superior da Polícia Civil, o candidato tem sua vida pessoal analisada, é submetido a entrevista e tem que ser aprovado no rigoroso curso de operações especiais, do qual parte desiste na metade.

13 jul 2012, às 00h00.

No Ar

RIC Notícias Tarde

As notícias mais curiosas e importantes do Paraná e do Brasil, de segunda a sexta-feira, com Manuella Niclewicz e Bruno Previdi.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando