Para o delegado titular do Cope, Alexandre Macorin de Lima, os policiais devem ser preparados em todas as áreas para atuar em eventos de grande porte, como a Copa do Mundo em 2014. As técnicas ensinadas são empregadas por forças policiais de todo o mundo, no uso de areonaves, especificamente helicópteros.
Segundo Afonso Ninja, chefe do Setor de Operações e Treinamentos do Cope, o treinamento garante a segurança da população, do policial e de eventuais suspeitos. “A técnica existe para que, se usada corretamente, reflita diretamente na segurança da população”, disse Ninja. Além do treinamento aéreo, os policiais do Cope fizeram cursos de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, lutas em diversos estilos, tiro e rapel.
Integração – O subcomandante do Graer, capitão Valim, explicou que a aeronave pertence à Secretaria da Segurança Pública e é uma ferramenta importante em operações policiais e de salvamento em todo o Estado. O Graer conta hoje 43 integrantes, sendo sete policiais civis, entre eles um delegado e seis investigadores, e 36 policiais militares e bombeiros. Também colaboraram com o treinamento o capitão Fávero, comandante do Graer, e o delegado Renato Coelho.