Após relatos de demora de 2h30 na travessia, secretário de Infraestrutura fala sobre ferry boat

Publicado em 20 abr 2021, às 13h08. Atualizado às 13h14.

Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (20) para a rádio Jovem Pan, do Grupo RIC, o secretário de Infraestrutura do Estado do Paraná, Sandro Alex, falou sobre a demora na travessia do ferry boat da Baía de Guaratuba, sobre como está o andamento do pedágio e também sobre o banco de projetos do Governo do Estado.

Na noite desta segunda-feira (19), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) solicitou informações ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) com relação ao tempo de espera para embarque nos ferry boats de Guaratuba, no Litoral do Paraná.

Conforme a Agepar, usuários relataram filas de veículos para a travessia no final de semana e espera de até 2h30 para o embarque. Com a empresa antiga que estava em operação no local, a espera não chegava a 15 minutos em dias úteis fora da temporada.

Na sexta-feira (16), tempo de espera foi de cerca de 2h para a travessia (Foto: Rodrigo Morosini/ Agepar)

Ao ser questionado sobre o fato, o secretário relatou que a demora ocorre devido à mudança de empresa e acalmou a população, dizendo que uma fiscalização está sendo feita e que, em breve, o serviço deve ser normalizado.

“Na verdade, houve um novo contrato e depois de décadas essa empresa entrou. Só que claro, no primeiro mês de operação, a empresa que estava operando desligou todos os seus serviços, todo o seu trabalho, e foi embora, para que a nova empresa entrasse. Então nos primeiros dias, essa nova empresa está também tendo que fazer todo o trabalho para começar a sua operação. Mas nós estamos fiscalizando e ela vai normalizar nas próximas horas e nos próximos dias. É porque houve um rompimento.”

Explicou Sandro Alex.

Sandro Alex afirmou que a mudança de empresa contratada foi para melhorar a prestação de serviços e que uma nova balsa deve ser incorporada às operações assim que tiver autorização da Marinha.

Pedágio

Durante a entrevista, o secretário também foi questionado sobre o pedágio no Paraná e reafirmou que a intenção do Governo do Estado é diminuir as tarifas e ter mais transparência em todo o processo. A expectativa é de que os preços dos pedágios possam ficar até 70% mais baratos para os motoristas.

“Nós vamos ter uma grande redução na tarifa. No modelo que o Governo do Paraná está colocando para o Governo Federal junto com o setor produtivo, nós vamos ter e não abrimos mão de uma grande redução. Porque esses 16% [de redução na tarifa prevista inicialmente] que é colocado, também já não é verdade. O valor que o próprio Ministério apresentou à sociedade, ele já tem variação de até 67% de tarifas menores do que as atuais […]. Então a redução já seria grande, mas mesmo assim o Estado do Paraná entende que não é o modelo correto, que não deveria haver uma limitação da bolsa [de valores].” 

Descreveu Sandro Alex.

A ideia é colocar a licitação na Bolsa de Valores, para que o mercado possa disputar as concessões dos pedágio paranaenses com mais transparência.

Banco de projetos

Cerca de um ano e meio após o lançamento do banco de projetos do Governo do Estado, que previa a aplicação de R$ 350 milhões em obras de reestruturação de rodovias, ferrovias e da segurança pública, Sandro Alex comentou sobre o andamento do projeto.

“Nós já temos um valor estimado em R$ 213 milhões [de investimentos], entre obras, não só na infraestrutura, mas também na segurança pública, e outras obras que são prioritárias dentro das ações do governo Ratinho Júnior. Nós conseguimos também otimizar esse dinheiro, porque o Governo atuou com o setor produtivo, onde as cooperativas e as entidades também podem fazer doação de projetos. Então nós conseguimos avançar sem o recurso público também”. 

Relatou o secretário.

Ainda conforme o secretário, algumas obras já estão em andamento em diferentes fases, de abertura de licitações até ordens de serviço e isso também tem impactado na economia e na geração de empregos de forma direta e indireta.

“O Paraná tem um volume tão grande de obras que nós conseguimos fazer com que o Estado tivesse um número de geração de empregos que é líder no Brasil. E muito disso vem da construção […] consequência direta ou indiretamente da Infraestrutura que está sendo aplicada no Paraná. E vai ampliar ainda mais”.

Prometeu Sandro Alex.

Confira a entrevista completa que foi ao ar na Jovem Pan: