Postos instalados nos bairros facilitam vacinação contra a pólio

A Prefeitura de São José dos Pinhais deu início nesse sábado (16) à campanha de vacinação contra a poliomielite. Para facilitar e estimular os pais a vacinarem as crianças de 0 a 5 anos de idade, foram instalados 27 postos volantes, além das Unidades Básicas de Saúde, para a distribuição da vacina.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde para 2012 é vacinar 21.098 crianças até o dia 6 de julho, data em que encerra a campanha. De acordo com a responsável pelo setor de Imunobiológicos da Divisão de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Karen Krast, os postos volantes foram instalados em escolas, supermercados, igrejas e outros locais para que os pais tivessem facilidade de acesso e não houvesse sobrecarga nas Unidades Básicas de Saúde.
Karen destacou a importância dos pais levarem a carteirinha de vacinação para que seja registrada a imunização. “Caso não estejam de posse da carteirinha, é só levar qualquer documento para receber a gotinha e um comprovante. A única contraindicação é se a criança apresentar algum grau de febre. Nesse caso, deve se deixar para tomar a dose outro dia, dentro do prazo da campanha”, orienta a responsável pela vacinação no município.
A poliomielite é uma doença grave, que afeta o sistema nervoso central, podendo resultar na paralisia permanente, com deformidades nos membros inferiores. Com campanhas de vacinação e ajuda da população, a pólio foi erradicada no Brasil e não registra casos da doença desde 1989.
Valquiria Reusing estava fazendo compras no supermercado nesse sábado e aproveitou para levar o filho Eduardo, de 2 anos, para tomar as gotinhas contra a poliomielite. “Facilitou muito ter essa opção aqui, porque se não teria que ir até uma unidade. Já aproveitei vacinar no primeiro dia pra não esquecer depois”, comentou Valquiria.