Postos instalados nos bairros facilitam vacinação contra a pólio

A Prefeitura de São José dos Pinhais deu início nesse sábado (16) à campanha de vacinação contra a poliomielite. Para facilitar e estimular os pais a vacinarem as crianças de 0 a 5 anos de idade, foram instalados 27 postos volantes, além das Unidades Básicas de Saúde, para a distribuição da vacina.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde para 2012 é vacinar 21.098 crianças até o dia 6 de julho, data em que encerra a campanha. De acordo com a responsável pelo setor de Imunobiológicos da Divisão de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Karen Krast, os postos volantes foram instalados em escolas, supermercados, igrejas e outros locais para que os pais tivessem facilidade de acesso e não houvesse sobrecarga nas Unidades Básicas de Saúde.
Karen destacou a importância dos pais levarem a carteirinha de vacinação para que seja registrada a imunização. “Caso não estejam de posse da carteirinha, é só levar qualquer documento para receber a gotinha e um comprovante. A única contraindicação é se a criança apresentar algum grau de febre. Nesse caso, deve se deixar para tomar a dose outro dia, dentro do prazo da campanha”, orienta a responsável pela vacinação no município.
A poliomielite é uma doença grave, que afeta o sistema nervoso central, podendo resultar na paralisia permanente, com deformidades nos membros inferiores. Com campanhas de vacinação e ajuda da população, a pólio foi erradicada no Brasil e não registra casos da doença desde 1989.
Valquiria Reusing estava fazendo compras no supermercado nesse sábado e aproveitou para levar o filho Eduardo, de 2 anos, para tomar as gotinhas contra a poliomielite. “Facilitou muito ter essa opção aqui, porque se não teria que ir até uma unidade. Já aproveitei vacinar no primeiro dia pra não esquecer depois”, comentou Valquiria.

17 jun 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando