Praias do Paraná têm dois pontos impróprios para banho

por Gabriel Azevedo
com informação de agências
Publicado em 31 jan 2020, às 00h00.

O Paraná continua com dois pontos impróprios para banho, de acordo com o 7º boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (31), pelo Instituto Água e Terra. São eles: ponta da Pita, em Antonina; e o Rio Marumbi, próximo à ponte Estrada Anhaia, em Morretes.

“A situação do Rio Marumbi ainda não se normalizou, continua com material de esgoto na água”, diz a gerente de Licenciamento Ambiental do Instituto Água e Terra, Ivonete Coelho.

Anualmente, técnicos do instituto monitoram a qualidade das águas no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração das bactérias Escherichia coli (E.coli) na água. Quanto maior a quantidade, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas, provocando problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreias.

São monitorados 49 pontos de toda a orla: 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, 6 na Ilha do Mel, 3 em Morretes e 2 em Antonina.

O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano.

No Interior são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio.