Processo de implantação de UPS Vila Trindade segue até terça-feira

O processo para a instalação da décima Unidade Paraná Seguro (UPS) da capital paranaense foi iniciado ontem (13), no bairro Cajuru. Às 7 horas da manhã a Polícia Militar do Paraná, juntamente com a Guarda Municipal e Polícia Civil, iniciou o congelamento da Vila Trindade, área que receberá a UPS. Esta operação segue até a terça-feira (16), quando a base fixa será inaugurada pelo governo do Estado no local.

Segundo o subcomandante-geral da PM, coronel Cesar Alberto Souza, que acompanhou o lançamento da operação, a décima UPS será denominada UPS Trindade e terá base na Rua Trindade, 1.000, com uma sede fixa. Mais de 150 policiais militares, em 20 viaturas, mais 27 integrantes da Guarda Municipal e duas viaturas da Polícia Civil, compõem a operação. “Na sequência, a exemplo das outras UPS, teremos 40 policiais militares fazendo policiamento comunitário de forma fixa no local”, garantiu o coronel.

O subcomandante também explicou que nesta vila há um diferencial. “Empregamos aqui um efetivo da Companhia de Cães (Canil), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), para contribuir, por meio do faro, com os policiais na localização de drogas e foragidos”, explicou o coronel. A escolha da área para a instalação da décima UPS se deve aos números estatísticos registrados no local.

“De acordo com o censo de 2010, a taxa de homicídio no bairro Cajuru, para cada 100 mil habitantes, é de 37,42, sendo registrados pela PM de janeiro a 30 de setembro deste ano, 36 homicídios dolosos no bairro”, relatou o coronel. Os principais crimes registrados no Cajuru, além do homicídio, são furto, roubo e lesão corporal, o que a deve ser reduzido com a implantação da UPS. “Com esta UPS fechamos o plano destas unidades para Curitiba, neste ano”, lembrou César.