A produção estimada para 2014 é de 13,5 mil toneladas, uma média de 29 toneladas por hectare. Hoje, Palmas é o maior produtor de maçã no Estado Atualmente Palmas produz maçãs do tipo Gala, Fuji e Eva e em menor número (cerca de 10%) outras variedades como a Fuji Suprema e a Imperatriz.
A atividade movimenta intensamente a economia do município. Na época da colheita, que se estende entre janeiro e abril, é empregado um grande contingente de mão de obra temporária, cerca de três pessoas por hectare, sem contar aqueles que vão trabalhar na seleção e no empacotamento da fruta.
Uma das dificuldades encontradas neste cenário é que a maçã precisa disputar a mão de obra sazonal com a colheita de batata, que acontece na mesma época. Como a fruta não permite escalonamento da produção, não é possível programar a colheita para mais tarde.
Soja e o futuro
Os contratos futuros da soja iniciam a semana sem muita força no mercado internacional. Os vencimentos mais negociados na Bolsa de Chicago, perdiam entre 5,75 e 7,75 pontos. O contrato maio/14, o mais negociad,o foi cotado a US$ 13,88 por bushel.
O mercado dá continuidade ao movimento de realização de lucros iniciado na semana passada e, segundo analistas, esperam novas informações para voltarem a subir, apesar dos fundamentos ainda positivos. A situação de oferta muito apertada nos Estados Unidos, combinada com uma demanda ainda muito forte pelo produto norte-americano segue como principal fator de suporte para as cotações.
Terras em alta
Os preços das terras agrícolas paranaenses registraram uma alta de 16% em 2013. A valorização é resultado das boas cotações da soja, segundo o economista Carlos Hugo Godinho, do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab). Do total de 20 milhões de hectares no Paraná, sete milhões são destinados ao plantio de grãos.