Os professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e do câmpus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) decidiram em assembleia, nesta quarta-feira (18), suspender a greve. Os docentes retomam as atividades nesta quinta-feira (19).
Na segunda-feira (23) começam as aulas para os 4,6 mil alunos da Uenp, dos quais 1215 são calouros. O ano letivo deveria ter iniciado na instituição em 23 de fevereiro. No dia 26, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão se reúne para fazer as adequações necessárias no calendário acadêmico para os cursos de graduação que tiveram suas atividades interrompidas, processo que alcançará a pós-graduação da universidade.
“Foi muito importante a retomada das atividades e agora o calendário acadêmico será readaptado para cumprirmos os 200 dias letivos sem prejuízos aos alunos. Como os professores do curso de Direito não paralisaram as atividades, os alunos não foram prejudicados”, disse a reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan.
Em Apucarana, a Unespar tem 1,7 mil alunos que também iniciam o ano letivo na próxima segunda-feira (23).
Na UEL, as Câmaras de Graduação e Pós-graduação se reúnem na próxima sexta-feira (20) para fazerem as adequações no calendário acadêmico para que, em seguida, seja aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) com a definição da data de início das aulas. O início do ano letivo para os 12.457 alunos da UEL estava marcado para o dia 19 de fevereiro.
No início desta semana a universidade já havia retomado as atividades administrativas com a inscrição de vagas remanescentes; transferência interna de turno; matrícula de estudantes especiais e de portadores de diploma. A UEL também publicará nesta quinta-feira (19) parte da lista dos candidatos homologados pelo sistema de cotas para afrodescendentes.
Outras Universidade
Como os docentes de cinco universidades estaduais suspenderam a greve na semana passada, as aulas iniciaram esta semana para mais de 53 mil alunos. Na segunda-feira (16) na UEPG, UEM e na Unespar (exceto em Apucarana e Paranaguá). Na terça-feira (17) na Unicentro e nesta quarta-feira (18) para os alunos da Unioeste.
Aulas na UEM vão até 22 de dezembro sem férias de inverno
Em reunião realizada nesta quarta-feira (18), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aprovou a reformulação do Calendário Acadêmico para a reposição das aulas do período de greve dos professores e agentes universitários, iniciada em 11 de fevereiro. Com as alterações, o ano letivo, que teve início em 16 de março, encerrará em 22 de dezembro e não mais no 14 de dezembro, como previa o calendário original.
Porém, para cumprir todas as atividades acadêmicas, as férias letivas de inverno foram canceladas. As aulas vão até 18 de julho e as avaliações finais do primeiro semestre ocorrerão de 27 de julho a 1º de agosto.
Em 3 de agosto começará o segundo semestre, cujas aulas vão até 7 de dezembro e o período de avaliação final será de 16 a 22 de dezembro.