Mais de 4.500 produtores devem participar da cerimônia do Programa Empreendedor Rural 2014 do Senar Paraná nessa sexta –feira, 05, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Ao longo do ano foram 56 turmas do PER, que beneficiaram 1.058 produtores do Paraná. Nestas aulas, os participantes aprendem a olhar com outros olhos para a gestão da sua propriedade, adquirindo uma visão mais clara de seu papel na sociedade brasileira, para que possa melhorar sua qualidade de vida e de sua família.
Nesta edição do programa foram encaminhados 96 projetos-empreendedores para avaliação, dez foram. Os três primeiros lugares, que vão ser conhecido no evento, ganham o direito de participar de uma viagem técnica, que poderá ser nacional ou internacional.
Desde que foi criado, em 2003, o PER já formou mais de 21 mil produtores rurais. O sucesso da iniciativa levou-a para além das fronteiras do Paraná e hoje o programa existe em 23 Estados e no Distrito Federal.
Segundo dados do novo Índice de Competitividade, criado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e divulgado nesta terça-feira (02), o Paraná ocupa o 4º lugar no ranking de competitividade do Agronegócio. O primeiro lugar é ocupado pelo estado de São Paulo.
E no sul do estado o senário do milho safrinha para a próxima safra ainda é bastante incerto. Cooperativas estão oferecendo contratos de troca de insumos a R$25,00 a saca, o que não está seduzindo os produtores. Alguns técnicos relatam que a procura por sementes é quase nula, e outros imaginam que a área pode aumentar de forma moderada.
No caso do feijão 2° safra, técnicos são unânimes em afirmar que deve haver redução na área plantada, em virtude dos grandes problemas de preço, qualidade e comercialização nesse ano de 2014.