Crianças em casa: quedas são as maiores causas de hospitalização de crianças no Brasil

por Fernanda Xavier
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 6 abr 2020, às 00h00.

A infância é uma fase de muitas descobertas. A inquietação e curiosidade das crianças requer muito cuidado, devido aos acidentes que isso pode causar. Um deles são as quedas. Somente no ano de 2018, o Brasil registrou hospitalizações por quedas de mais de 50 mil crianças entre 0 e 14 anos, segundo dados da Organização Criança Segura Brasil.

Em uma publicação científica do Colégio Brasileiro de Cirurgião do ano passado, as quedas são responsáveis por mais de 50% dos acidentes com crianças de 0 a 10 anos. Ainda pouco seguros e estáveis com seus corpos, crianças podem escorregar quando inquietos demais.

“É natural que crianças caiam nessa fase de desenvolvimento neuromotor, porque ela vai adquirindo força muscular com o tempo. Além disso, eles são muito curiosos e querem pegar em tudo que tem pela frente, sem muito equilíbrio”, afirma Talita Gianello Gnoato Zotz, fisioterapeuta especialista em ortopedia traumatologia e esporte voltado a infância e adolescência

Com as crianças em casa a atenção precisa ser redobrada

Em um momento em que aulas foram suspensas e as crianças ficarão em casa, vale redobrar a atenção. Segundo dado revelado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, acidentes aumentam em 25% durante o período de férias escolares.

Para esse período de muita energia e pouco contato social das crianças, devido às medidas de contenção da pandemia do coronavírus, todo o cuidado é pouco. Segundo Talita, os pais podem evitar consequências piores do que um joelho arranhado.

“Por mais que seja inevitável as quedas nessa fase, é possível diminuir os riscos disso, como por exemplo o uso de sapatos adequados”, afirma

Com muitas opções no mercado, o importante, além da aparência ou design do sapato, é a segurança que ele deve proporcionar aos pequenos. Uma boa escolha são os que possuem materiais antiderrapantes. Desta maneira, quedas causadas por escorregamento podem ser minimizadas pelo material usado no calçado.

Um dos indicados por especialistas é a uFrog, que é feito em Neoprene Air, com solado antiderrapante. O solado maleável e que ajuda a prevenir quedas é inspirada nos pneus de chuva dos automóveis, que evitam deslizamento em pisos molhados ou lisos. O neoprene é um material resistente e maleável, que possui alta resistência e dá segurança aos pés, bem como produz efeito térmico ao calçado.

queda-de-criancas-hospitalizacao

Crianças em casa: quedas são as maiores causas de hospitalização de crianças no Brasil (Foto: Divulgação/uFrog)

Onde e quando usar sapatos antiderrapantes

É aconselhável usar nas atividades do dia a dia e na praia:

  • Brincar;
  • Uso dentro de casa;
  • Para dormir no inverno;
  • Viagens longas de avião e ônibus;
  • Chuveiro (evitar quedas);
  • Parquinhos infantis;
  • Jardinagem;
  • Barcos;
  • Piscinas;
  • Parques aquáticos;

Assim, é possível evitar mais as quedas dos pequenos! Gostou? Compartilhe com mais pais e responsáveis!