A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da Copel Distribuição S/A. Para os consumidores de área rural classe B2, o reajuste será de 15,09%. Os novos valores serão aplicados a partir de 24/6 para 4,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 396 municípios do Paraná.
As compras de insumos essenciais para a próxima safra de soja do Brasil, que começa a ser plantada a partir de meados de setembro, avançaram em junho, mas o ritmo segue mais lento em relação ao ano passado, o que levanta preocupação de que alguns negócios não se realizem e de eventuais problemas logísticos nas entregas, principalmente de fertilizantes.
Pela estimativa da Andav, pode haver também uma redução de 5 a 7 por cento no volume de fertilizantes aplicados na lavouras na nova safra, como estratégia dos agricultores para cortar custos.
De acordo com o novo Levantamento Sistemático de Produção Agrícola do IBGE, muitos produtores de trigo têm mudado de planos com relação a área em função da queda nos preços. A maioria deles têm substituído o cultivo do grão por cevada ou aveia. Apesar da redução de área, a produção total de trigo deve aumentar para 7,328 milhões de toneladas. O crescimento é de 18,9% em relação ao ano passado.
As exportações brasileiras de carne bovina caíram em volume e em receita em maio na comparação anual, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne. No mês, foram embarcadas 114 mil toneladas, uma queda de 14% em relação a maio de 2014.
A resistência de plantas daninhas aos principais herbicidas disponíveis no mercado tem aumentado os custos de produção nas lavouras de grãos. Somente no Rio Grande do Sul, custos adicionais e perdas no rendimento de grãos na última safra foram estimados em R$ 1,15 bilhão.